Workshop trata de demandas de capacitação na área do hidrogênio verde do Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 04/09/2024 09h27, última modificação 04/09/2024 09h27
Juan de Aguiar Gonçalves, do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias, participou de entrevista no Jornal Bom Dia Assembleia.

A Investe Piauí iniciou, nesta quarta-feira, 4 de setembro, o workshop "Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Emprego no Piauí". O propósito é difundir as informações relacionadas à implantação da cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono (H2V) no estado. O encontro é realizado no Núcleo de Formação Antonino Freire, no bairro Matinha, zona norte de Teresina.

O evento trata, principalmente, sobre as potenciais oportunidades de emprego em empresas ligadas à cadeia de Hidrogênio Verde que irão se instalar em solo piauiense. Vai tratar também sobre a atual movimentação educacional relacionada à capacitação de profissionais para atender a essa demanda.

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 4,o coordenador do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis, Juan de Aguiar Gonçalves, explicou que somente em Parnaíba, onde estão sendo instalados projetos nesse sentido, serão gerados cerca de 20 mil empregos diretos.

"As pequisas envolvidas na área do hidrogênio verde e energias renováveis, são muito interdisciplinares", frisou Juan de Aguiar. Segundo ele, o wokshop irá socializar essas demandas no Piauí. que estão desde o ensino médio técnico e ensino básico té a pós-graduação.

"No nosso estado, hoje, tanto a Universidade Estadual do Piauí, o Instituto Federal do Piauí, a Universidade Federal do Piauí e a Universidade do Delta do Parnaíba já estão com um trabalho no sentido da socialização dos cursos técnicos e também de pós-graduação", informou.

Veja aqui a entrevista completa

.......................................................................

Fonte: TV Assembleia/CCom