Wellington Dias e Dr. Pessoa visitam áreas afetadas por enchentes na zona Norte de Teresina
Wellington Dias destacou que a prioridade é o acolhimento das pessoas. "Tivemos a oportunidade de conversar com algumas famílias que moram aqui há bastante tempo, que estão abrigadas em casa de familiares ou nas escolas. Entre tantas coisas que a Prefeitura está trabalhando, a prioridade é o programa de família solidária, em que as pessoas ficam abrigadas ou na casa de um parente ou de uma pessoa conhecida, isso dá, não só mais independência para a família, mas também menos risco de adoecimento por Covid e outras viroses, é uma orientação que estamos dando para todo o Estado", disse.
O governador enfatizou ainda que estão sendo estudadas soluções definitivas de infraestrutura na região. "Ao mesmo tempo que as pessoas estão sendo bem atendidas, é claro que vamos cuidar da infraestrutura e soluções que precisam ser definitivas, sempre trabalhando de forma integrada, mas tudo que for feito será dialogando com as famílias, trabalhando junto com o Município, com o Governo Federal, com a bancada federal e com a comunidade", ressaltou Dias.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reiterou que a prioridade é assistir às famílias desabrigadas, trabalhando em conjunto. "Após a verificação da situação nesses locais, a solicitação da prefeitura ao Governo do Estado é ajudar as famílias que estão precisando da ajuda do poder público, porque as comunidades vulneráveis estão precisando de abrigo, de alimentação, da Família Acolhedora, vamos conversar e ver o que podemos fazer juntos. Neste momento, a prioridade é agirmos em conjunto para ajudar essas pessoas", afirmou o gestor municipal.
Dr. Pessoa enfatizou que o intuito da agenda é mostrar mais de perto ao governador a situação de emergência pela qual a cidade está passando neste momento, por conta das fortes chuvas e do aumento no nível dos rios e lagoas, e alinhar ações assistenciais em parceria entre as duas instâncias administrativas.
O secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, se reuniu, nessa quinta-feira (06), com as equipes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para entrar em entendimento sobre as próximas ações em relação ao rio Parnaíba, que permanece na cota de alerta de inundação.
"Uma situação atípica que estamos vivendo, pertinente ao volume útil de água da Barragem Boa Esperança, que atingiu, ainda no mês de dezembro, 80% da sua capacidade e requer muito mais atenção e monitoramento por parte dos órgãos. Tivemos uma reunião com a Chesf e CPRM para melhor otimizar as ações da Defesa Civil, sempre ouvindo todos e buscando soluções para salvar vidas. A Defesa Civil tem prestado assistência aos atingidos pelas enchentes, tanto nas cidades de Uruçuí e Floriano como aqui em Teresina, contribuindo com cestas básicas e colchões. Estamos em parceria com a Sasc e o Corpo de Bombeiros, que está na linha de frente, atuando nos casos que mais exigem atenção e cuidado para garantir a proteção às famílias", relatou.
A secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Sasc) está atuando em parceria com o Município, fazendo o fornecimento de colchões às famílias desalojadas e intermediará a antecipação da liberação de recursos destinados a benefícios, autorizada pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz) e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles.
"Tivemos uma reunião com o secretário Rafael e definimos que o Estado fará uma antecipação de cofinanciamento de benefícios eventuais para que seja feito um repasse ao município, a fim de que se tenha mais facilidade da utilização desse recurso e socorrer essas famílias de forma mais direta. Estamos em diálogo e vendo no que o Estado pode colaborar, ofertando toda a assistência necessária às famílias", confirmou o secretário da Sasc, José Santana.