Wegovy: endocrinologista explica sobre chegada do medicamento para emagrecimento

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 01/07/2024 10h15, última modificação 01/07/2024 10h14
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, o endocrinologista André Gonçalves fala sobre o tema.

O Wegovy, medicamento para obesidade da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, estará disponível no mercado brasileiro a partir de agosto de 2024. O medicamento, à base de semaglutida — o mesmo componente do Ozempic — foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da obesidade e sobrepeso em janeiro de 2023. O Brasil é o primeiro país a disponibilizar o medicamento.

 

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia, nesta segunda-feira, o endocrinolista André Gonçalves é entrevistado por Juliana Arêa Leão e explica tudo sobre essa novidade.

 

*Confira a entrevista no final deste texto

 

Esse é o primeiro medicamento injetável à base de semaglutida voltado para o tratamento da obesidade. Esse é um componente análogo ao hormônio GLP-1, que atua na secreção da insulina pelo pâncreas, que exerce um papel importante na regulação da glicose no sangue.

 

No entanto, a semaglutida também ajuda a promover uma maior sensação de saciedade, podendo atuar no processo de emagrecimento. Por isso, o Ozempic tem sido usado “off label” (fora da prescrição da bula) para a obesidade, apesar de sua indicação ser o tratamento de diabetes tipo 2.

 

Pesquisas clínicas mostraram que o Wegovy leva à redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentaram redução superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de eventos cardiovasculares adversos, como morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC) não fatal.

 

Também já foi comprovado que a redução do risco cardiovascular ocorre independentemente do grau de perda de peso alcançada. Estudos mostraram, ainda, uma redução e manutenção do peso corporal por até quatro anos.

 

*Confira aqui entrevista com o especialista André Gonçalves


 

............................................................................

 

Fonte: TV Assembleia/CNN - Imagem: Getty Images

Edição: Site TV Assembleia