Votação da regulamentação da Inteligência Artificial é novamente adiada

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/07/2024 08h45, última modificação 10/07/2024 08h45
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 10, especialista explica razões para o adiamento da proposta.

Anteriormente prevista para a esta terça-feira (9), a votação da proposta que regulamenta o uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil foi novamente adiada no Senado. Pontos de divergência adiaram a votação do projeto na Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA).

 

A proposta, que estabelece princípios, direitos e regras para uso de IA, é alvo de divergências entre setores e categorias que buscam proteger as suas atividades. Audiências públicas realizadas na CTIA no início de julho expuseram desafios no equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e as obrigações impostas aos agentes que disponibilizam IA.

 

Em entrevista a Juliana Arêa Leão no Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 10, o coordenador de Políticas e Éticas da Secretaria de Inteligência Artificial do Piauí, Berto Igor, explica as razões pelas quais pela terceira vez, a proposta de regulamentão da IA foi adiada. Segundo ele, muita gente ainda não sabe direito o que é inteligência artificial e nem se sabe os potenciais efeitos que ela pode trazer. Além disso, provedores dessa tecnologia também ficam reticentes em relação à regulamentação. "Mas há necessidade de uma regulamentação", argumentou.

 

Confira na íntegra a entrevista de Berto Igor


 

.........................................................................

 

Fonte: TV Assembleia/Agência Senado

Edição: Site TV Assembleia