Piauí apresenta a menor taxa proporcional de unidades de terapia intensiva (UTIs) do país

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 27/11/2024 16h45, última modificação 28/11/2024 09h17
Samuel Rêgo fala sobre o Piauí ter a menor taxa proporcional de leitos de UTI no Brasil

No Alepi TV 1, desta quarta-feira (27), a apresentadora e jornalista, Shirley Evangelista entrevistou o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) Samuel Rêgo sobre o estado do Piauí ter a menor taxa de leitos de UTI do Brasil.

 

De acordo com um estudo divulgado nesta semana pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, o Piauí apresenta a menor taxa proporcional de unidades de terapia intensiva (UTIs) do país. O levantamento aponta que o estado possui 685 leitos de UTI, que representam 20,95 leitos por 100 mil habitantes. Bem abaixo do primeiro lugar, o Distrito Federal (DF), que tem a taxa de 76,68 leitos, e abaixo da média nacional, que é de 36, 06 leitos.

 

As UTIs servem para atender os pacientes em estado grave e também para a realização de cirurgias complexas. Samuel Rêgo afirma que a falta de assistência médica no interior do Piauí implica na maior quantidade de pacientes que são transferidos das localidades mais distantes para a capital Teresina sobrecarregando as UTIs do sistema público de saúde local. A falta de investimentos é o principal fator da carência de leitos de terapia intensiva no estado.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra: 

----------------------------------------------------------

Edição: Site TV Assembleia