Veja como evitar doenças quando o assunto é produto de beleza

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 14/05/2023 14h00, última modificação 14/05/2023 17h03
Quando produtos de beleza passam da data, podem causar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nos olhos

A maquiagem com data de validade vencida pode ser considerada vilã da saúde ocular. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, catarata, ceratocone e lentes de contato, e professor de cirurgia oftalmológica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), avisa: “Maquiagem vencida pode afetar a saúde dos olhos de diversas maneiras”.

 

“Quando produtos como máscaras para cílios, delineadores, sombras e lápis passam da data, eles podem se tornar um ambiente propício para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos, que podem causar infecções nos olhos. Além disso, podem causar reações alérgicas na pele ao redor dos olhos, levando a sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e irritação. A exposição prolongada a esses produtos pode até mesmo danificar a superfície ocular e causar inflamações mais graves.”

 

Por isso, Tiago recomenda verificar a data de validade de maquiagens, hidratantes ou quaisquer produtos aplicados na pele, principalmente os de uso próximo aos olhos, sempre lembrando de substituí-los regularmente em caso de vencimento da validade. “É importante também não compartilhar maquiagem com outras pessoas e manter os pincéis e aplicadores limpos e higienizados. Se notar algum sinal de infecção ocular ou irritação na pele ao redor dos olhos, procure um oftalmologista ou dermatologista imediatamente.”

 

Usar produtos de qualidade e de marcas confiáveis reduzem a possibilidade de causar irritações na pele e nos olhos. “Lave bem as mãos antes de começar a maquiagem, evitando a transferência de bactérias e outros patógenos para os olhos. Remova a maquiagem antes de dormir. Deixá-la nos olhos durante a noite pode causar irritação, obstruir os poros e levar a infecções. E descarte produtos vencidos.”

 

Se a maquiagem estiver causando ardência nos olhos e lacrimejamento, é um sinal de que algo não vai bem. É importante prestar atenção aos sinais que o corpo dá. “Se esses sintomas ocorrerem, é recomendável remover imediatamente a maquiagem dos olhos e lavar o rosto com água limpa. Se os sintomas persistirem ou se a irritação piorar, é recomendável procurar um oftalmologista para avaliação.”



Além da limpeza regular dos pincéis, o especialista destaca a importância de se fazer a higiene adequada das pálpebras e dos olhos regularmente. “O ideal é limpar delicadamente as pálpebras e os cílios com um shampoo líquido neutro e água corrente para remover o excesso de oleosidade, sujeira e bactérias que podem se acumular na região dos olhos.”

 

Os cinco principais erros de usar maquiagem fora da validade

 

Toda mulher tem, pelo menos, um produto de beleza vencido em sua nécessaire. Isso acontece, principalmente, quando é aquele com o qual se tem um apego emocional, o queridinho, e se quer usá-lo até o fim. Mas substâncias fora da validade podem ser prejudiciais para a pele e para a saúde, sem falar do uso em vão, pois muitos deixam de ter eficácia após o término desse prazo. Isso também vale para o produto após aberto, como pontua a dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Michele Monteiro.

 

"Muitos produtos podem ser utilizados de um a três anos depois de abertos, mas alguns duram seis meses ou menos. Um exemplo são os antioxidantes, que podem perder sua ação por oxidação. O ideal é sempre manter os frascos bem fechados e armazená-los em locais frescos, longe da luz", orienta a especialista.

 

A maioria dos itens vem com um símbolo que permite saber o tempo de uso após iniciado. Embora essas datas sejam referências, a forma como são armazenados também influencia na vida útil.


Dermatologista dá orientações sobre os cosméticos


Qual o tempo de uso do rímel e os riscos de compartilhar esse produto com uma amiga?


Máscara de cílios, depois de aberta, é o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos, portanto, esse produto não deve ser compartilhado e é ideal que o descarte seja feito após três meses de uso.

 

Bases e corretivos têm qual tempo útil?


Bases e corretivos duram mais tempo, de um a dois anos. No entanto, se a textura mudar, devem ser descartados antes disso. Usar produtos vencidos pode desencadear irritações, obstrução dos poros e/ou reações indesejadas à pele.

 

O que pode acontecer com os lábios quando usados batons ou produtos para lábios fora da validade?


Os batons duram aproximadamente dois anos após abertos. A região dos lábios apresenta uma maior sensibilidade, podendo apresentar irritações com o uso de produtos vencidos.

 

Quando se deve substituir outros itens da make?


Blush, sombra ou pó têm validade média de dois anos após abertos, e devem ser armazenados em local fresco. Qualquer produto fora da validade pode desencadear irritações no local em que for aplicado.

 

O que acontece quando isso é feito com os dermocosméticos?


Além de causar irritações e reações de graus variados, o efeito proposto pelo dermocosmético não será atingido. Uma dica é nunca usar o dedo para a aplicação deles e de maquiagens, pois isso aumenta a chance de proliferação de microorganismos. Para isso, é indicado usar a espátula que geralmente acompanha os produtos em pote.

 

Tome cuidado com os olhos

 

A maquiagem vencida pode trazer graves riscos para a saúde ocular, especialmente quando ocorre o uso prolongado e contínuo. Eles incluem:

 

  • Infecções oculares: pode conter bactérias e outros patógenos que podem causar infecções oculares graves, como conjuntivite, ceratite ou outros problemas.
  • Lesões oculares: a máscara para cílios vencida, por exemplo, pode se tornar espessa e grumosa, tornando-se difícil de aplicar. Isso pode fazer com que as pessoas forcem demais a aplicação, resultando em lesões oculares, como abrasões na pele ao redor dos olhos ou até mesmo possíveis arranhões na córnea.
  • Alergias: pode causar alergias na pele ao redor dos olhos, resultando em irritação, coceira e vermelhidão. Em casos graves, pode levar a dermatite de contato alérgica.
  • Toxicidade: pode conter substâncias químicas que se degradam ao longo do tempo, tornando-se tóxicas para a saúde ocular. A exposição prolongada a essas substâncias pode levar a irritações nos olhos, inflamação e até mesmo danos permanentes na córnea.

Com Informações Correio Braziliense

Imagem: Solutudo

Edição: Site TV Assembleia