Veja a importância da prevenção para eliminação do câncer do colo do útero

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 18/11/2023 09h05, última modificação 17/11/2023 22h38
Até agosto de 2023, um total de 119 mulheres entre 25 e 64 anos foram diagnosticadas com a doença no Piauí neste ano.

Até agosto de 2023, um total de 119 mulheres entre 25 e 64 anos foram diagnosticadas com o câncer do colo do útero no Piauí neste ano. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a importância das ações de prevenção contra a doença, que já matou 77 mulheres somente esse ano.

 

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer do colo é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de Papiloma Vírus Humano (HPV). Ações como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima também podem facilitar a infecção.

 

Além da prevenção primária, feita por meio da vacinação contra o HPV em meninas com idades entre 9 e 14 anos, mulheres da faixa etária prioritária devem realizar o exame preventivo regularmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

 

“O exame favorece o diagnóstico precoce, inclusive de lesões que podem se tornar um câncer no futuro. O alerta é que as mulheres façam o preventivo regularmente, para ser feito o diagnóstico e o tratamento adequado”, enfatiza Alzenir Moura Fé, coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi.

 

Caso o exame detecte alguma alteração, a paciente é encaminhada para outro exame mais detalhado e, se necessário, será iniciado o tratamento. Se não houver alteração, a mulher deve fazer o preventivo no ano seguinte e, se mantendo o diagnóstico, deverá repetir o procedimento a cada três anos.

 

Com Informações: Sesapi

Imagem: Sesapi

Edição: Site TV Assembleia