Vacinação Covid - FMS abre agendamento para adolescentes e divulga calendário
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o calendário de vacinação contra a covid-19 dos próximos dias. A programação começa com agendamento da primeira dose para adolescentes, que será aberto nesta quinta-feira (11) em três horários para diferentes faixas de idade.
A divisão acontece para evitar congestionamento do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, onde é feito o agendamento. Nesta quinta, às 16h, serão abertas vagas para adolescentes de 12 e 13 anos de idade. Às 18h, será a vez das pessoas de 14 e 15 anos. Por fim, às 20h, o agendamento estará disponível para aqueles que têm 16 e 17 anos. As vagas são para segunda (15) e terça-feira (16).
Nesta sexta (12), às 18h, inicia o agendamento para segunda dose da vacina Pfizer. Desta vez, serão contempladas as pessoas com segunda dose marcada no cartão de vacina até o dia 19 de dezembro, sempre respeitando o intervalo mínimo de três semanas entre a primeira e segunda dose. Às 20h, serão abertas vagas de repescagem para primeira dose de pessoas com 18 anos e mais. Em ambos os casos, a aplicação das doses será de segunda (15) a quinta-feira (18).
Já na segunda-feira (15), às 18h, acontece mais um agendamento de dose de reforço para trabalhadores da saúde — com vagas para vacinar na quinta-feira (18).
Drive thru
A próxima semana também terá vários dias de vacinação na modalidade drive thru. Na segunda (15) e terça-feira (16), acontece a repescagem de pessoas que estão com a segunda dose pendente, com data marcada no cartão de vacinação até o dia 21 de novembro.
Na quarta-feira (17) acontece mais um drive thru de primeira dose para a população de 18 anos e mais, onde será aplicada a vacina coronavac. Já na quinta-feira (18), serão disponibilizados postos para dose de reforço para idosos com 65 anos e mais e dose adicional de imunossuprimidos. "Pedimos mais uma vez que a população se atente ao intervalo mínimo entre a segunda dose e a dose de reforço. Para idosos, esse intervalo é de seis meses; para imunossuprimidos, a dose adicional deve ser dada com no mínimo 28 dias", alerta a coordenadora da campanha de vacinação pela FMS, Emanuelle Dias.
Drives
Com informações FMS
Imagem: Divulgação