UFPI é destaque no incentivo ao empreendedorismo acadêmico

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/05/2023 10h00, última modificação 10/05/2023 10h00
Entre os indicadores avaliados, a Universidade se destaca no critério de “Capital Financeiro”

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é destaque nacional com relação ao empreendedorismo dentro da Instituição. De acordo com o último Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, em 2021,no primeiro ano da gestão do Reitor Gildásio Guedes, a UFPI subiu mais de 20 posições em relação ao levantamento anterior (2019). Entre os indicadores avaliados, a Universidade se destaca no critério de “Capital Financeiro”, que avalia os investimentos em projetos e iniciativas inovadoras, ocupando a 17° posição entre as 126 Instituições de Ensino Superior avaliadas. Na região nordeste, a UFPI ocupa a 4° posição desse eixo. 

 

O RUE analisa as dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão a fim de medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Além disso, utiliza as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro para medir os meios que podem proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico. No último ranking, a UFPI foi a única IES do Piauí a aderir à coleta. 

 

InovaUFPI - da Academia para o Mercado 


Desde então, a UFPI vem realizando ações de fomento ao empreendedorismo e à inovação na Universidade. Em fevereiro deste ano, foi lançado o Programa InovaUFPI, que direcionou 250 mil reais para nove projetos inovadores, os quais foram vinculados à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Teresina (INBATE/UFPI). Os projetos abordam áreas como Moda, Medicina, Nutrição e Engenharia, com intuito de levarem oportunidades de renda a partir dos produtos apresentados, além de conhecimento para a comunidade. 

 

Atualmente, o Programa InovaUFPI está oferecendo capacitações e mentorias para as equipes participantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências empreendedoras e tecnológicas. Neste contexto, no dia 10 de maio às 16h no Auditório do Departamento de Física/SG-03, no CCN, em parceria com o Sebrae e a Aceleradora Neo Venture, ocorrerá o evento de abertura de um programa de capacitação focado na aceleração de Startups que se estenderá por 8 semanas de forma híbrida (virtual e presencial). O encerramento deste ciclo de capacitação do programa está previsto para o dia 28 de junho com a realização de um Demoday com a apresentação dos avanços das equipes para uma banca de avaliadores especialistas no mercado de inovação e com potencial de captação de investidores anjos.

 

PROF_VALDIVANIA_-_ENG_MATERIAS-3.jpg

Pesquisadora Valdivânia Albuquerque, docente com projeto contemplado no Inova UFPI

 

Uma das iniciativas selecionadas no INOVAUFPI foi o projeto “Remoção de poluentes em águas residuais através dos óxidos cerâmicos avançados” da pesquisadora Valdivânia Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Materiais.  A ideia da iniciativa consiste na construção de um material cerâmico para remover poluentes de afluentes. Segundo a professora,  o material tem alta capacidade de remoção dos poluentes e trará bons resultados para a sociedade de modo geral. “A principal ideia a se propor uma startup é o fato de sermos banhados por dois grandes rios e a cidade possui empresas químicas que utilizam materiais e que em algum momento podem estar entrando em contato com a água desses rios”, explicou.

 

Movimento Empresa Júnior


A Universidade também é referência no Movimento Empresa Júnior (MEJ). A partir da criação de Associações Privadas sem Fins Lucrativos com o intuito de promover o empreendedorismo entre os estudantes universitários, o MEJ reúne mais de mil empresas por todo o Brasil. Entre as Empresas Juniores (EJs) federadas no Piauí, 58% delas são da UFPI. 

 

A primeira EJ da UFPI surgiu no curso de Administração do Campus de Picos. Com atuação desde 2009, os membros da empresa exercem funções relacionadas ao curso, como atividades de consultoria em gestão empresarial, aprimorando assim as competências profissionais aprendidas na Universidade. O atual Presidente da Trópicos, Matheus Egídio, explica que a UFPI disponibiliza  uma sala no bloco do curso para as atividades e coloca à disposição também equipamentos e manutenção quando solicitado, o que auxilia no desenvolvimento do trabalho realizado. “A partir da vivência empresarial, temos trocas com outras EJs regionais e nacionais, além de dialogarmos  com empresários e, assim, contribuirmos para o desenvolvimento econômico e social da nossa região e do nosso estadp”, afirmou. 

 

Evento_CT.jpeg

Evento da Piauí Júnior no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI

 

No caso de Mattheus Sousa, o MEJ entrou em sua trajetória acadêmica em 2019, quando ingressou na RiseUP, EJ de Engenharia Elétrica do campus de Teresina. Atualmente, Mattheus é Diretor na Federação Piauiense de Empresas Juniores (Piauí Júnior) e tem a possibilidade de impulsionar todas as EJs do estado. Para ele, a vivência empresarial na universidade oportuniza aos estudantes experiências que são exigidas no mercado de trabalho, pois auxiliam em tomadas de decisão, além da maior capacitação em áreas como marketing, vendas, gestão de pessoas e gestão financeira. Segundo ele, a Universidade tem se alinhado cada vez mais em proporcionar o empreendedorismo. “Com o passar dos anos surgem cada vez mais EJs e a responsabilidade aumenta em assegurar a vivência empresarial. Por isso, o alinhamento com a UFPI e o propósito do MEJ precisa ser cada vez mais assertivo”, destacou. 

 

Confira a lista de EJs da UFPI:

 

Teresina - Campus Ministro Petrônio Portella

Análise - Ciências Econômicas

Nutri Jr. - Nutrição

Projetech - Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil

RN Engenharia Jr. - Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

RiseUP - Engenharia Elétrica

 

Picos - Campus Senador Helvídio Nunes Barros

Emperios - Enfermagem

Trópicos - Administração

Vênus - Nutrição

 

Bom Jesus - Campus Professora Cinobelina Elvas

Agritec - Engenharia Agronômica

Eflopi - Engenharia Florestal

 

Floriano - Campus Amilcar ferreira Sobral 

MAE Jr. - Administração

 

Além das 11 EJs já existentes, a Instituição conta com pelo menos três iniciativas para a criação de novas empresas, nos cursos de Administração, Arqueologia e Jornalismo. 

 

..................................................

 

Fonte: UFPI

Imagem: UFPI

Edição: Site TV Assembleia