Uespi oferta 70 bolsas de extensão para estudantes

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 18/10/2023 10h40, última modificação 18/10/2023 10h40
As bolsas, com valor de 700 reais, têm o propósito de selecionar projetos de extensão no âmbito do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU)

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da  Pró-reitoria  de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), lançou o Edital PREX/PIBEU nº 057/2023p. O objetivo é a seleção de programas e projetos de extensão com a oferta de bolsas de extensão para estudantes no âmbito do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU). A submissão de propostas iniciou nesta terça-feira (17) de outubro e termina no dia 31 deste mês.

 

O novo edital tem como objetivo selecionar Ações Extensionistas (A.E) desenvolvidas sob a forma de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, nas áreas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, da Terra e da Natureza, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias, Linguísticas, Letras e Artes.

 

Serão disponibilizadas 70 bolsas para estudantes, custeadas com recursos financeiros oriundo do orçamento geral da Uespi, correspondente ao pagamento mensal de bolsas no valor de R$ 700,00 por bolsista. As bolsas de extensão terão duração de 12 meses.

 

Para a professora Samaira Souza, diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPPE), a oferta de novos recursos para as atividades de extensão representa uma oportunidade de ampliar o impacto da universidade na comunidade, contribuindo para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de ações transformadoras.

 

“O fomento a projetos de extensão é importante porque fortalece a relação entre a universidade e a comunidade, promovendo ações que contribuem para o desenvolvimento local, regional e nacional, além de enriquecer a formação dos discentes e a produção de conhecimento”, comenta a professora.

 

Requisitos para participar do Processo Seletivo

 

Estão aptos a participar da seleção, estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, servidores docentes, técnico administrativos e membros da comunidade externa em atividades organizadas pela PREX. Vale ressaltar que os candidatos que atuam como servidores técnico administrativo poderão ser coordenadores das ações extensionistas, mas necessitará de um docente para desenvolver a orientação dos discentes envolvidos na ação.

 

Com isto, o novo Edital vai viabilizar a participação de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, servidores docentes, técnico administrativos e membros da comunidade externa em atividades organizadas pela PREX, em uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

 

Sobre a seleção dos bolsistas

 

A seleção de bolsistas para o Programa PIBEU se inicia a partir da publicação do Edital pela PREX e na Plataforma SIGPREX com as seguintes etapas: submissão das propostas ao edital, avaliação documental (eliminatória), avaliação das propostas (classificatória), seleção dos bolsistas (eliminatória) e cadastro dos bolsistas na plataforma SIGPREX (eliminatória).

 

As propostas selecionadas devem atender a critérios de relevância social, ou seja, devem apresentar ideias de ações transformadoras para resolver problemas sociais e baseadas na inclusão de grupos sociais, desenvolvimento de métodos e processos de produção, inovação e compartilhamento de conhecimento, melhoria das oportunidades educacionais e acesso à formação e qualificação, além de estar alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

......................................................

 

Fonte: Comunicação Uespi

Imagem: Reprodução

Edição: Site TV Assembleia