TV Assembleia exibe neste sábado (11) documentário sobre Carandiru

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/01/2025 16h16, última modificação 10/01/2025 16h16
Produção relembra os grandes marcos históricos do complexo penitenciário e discute modelos de encarceramento no Brasil

A TV Assembleia exibe neste sábado (11), a partir das 21 horas, série documental sobre centenário do Carandiru, com dois episódios. A produção é resultado de uma parceria entre TV USP, Canal Futura e Cinediário Produções Culturais.

 

O primeiro episódio traz como título "A história da Casa de Detenção", e o segundo, "O Massacre, o Estado e o Crime Organizado".

 

A história da Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como Carandiru, é marcada por eventos brutais que moldaram a cidade de São Paulo e afetaram a política de segurança pública do Brasil. O documentário Carandiru Centenário relembra os grandes marcos históricos do complexo penitenciário, localizado na Zona Norte da capital paulista, mas não se resume a ele. O desafio de contar a história daquele que já foi considerado o segundo maior presídio do mundo exige refazer as origens da prisão no Brasil – desde a primeira Casa de Correção de São Paulo, passando pelo Instituto Correcional da Ilha Anchieta até o Massacre do Carandiru, que hoje completa 32 anos.

 

Partindo dos primeiros modelos penitenciários disseminados pela América no século 19 até às mais recentes discussões sobre a privatização de presídios, o documentário pretende fomentar o debate acerca do modelo de encarceramento que esse tipo de instituição representa. Para isso, foram entrevistados alguns especialistas da USP, bem como jornalistas, juristas, historiadores, antropólogos e ex-detentos.

 

Entre eles, Afro-X (rapper e educador); Ana Lucia Pastore (Núcleo de Antropologia do Direito da USP); Bruno Paes Manso, Giane Silvestre, Paulo Sérgio Pinheiro e Fernando Salla (Núcleo de Estudos da Violência da USP); Claudio do Prado Amaral (Grupo de Estudos Carcerários Aplicados da USP); Dandara Tinoco (mestre em Políticas Públicas pela UFRJ); Dirceu Franco Ferreira (Grupo Colonização Penitenciária na América Latina); Josmar Jozino (jornalista e repórter policial); MC FW, MC Kric Cruz e MC WO (Comunidade Carcerária) e Paulo Sacramento (cineasta).

 

O documentário é dividido em dois episódios e começou a ser produzido em 2018 pela equipe da TV USP em São Paulo. A ideia era relembrar os 100 anos da Casa de Detenção, completos em 2020. Após a pandemia, a equipe se reestruturou e conseguiu parceiros para viabilizar o projeto.

 

Carandiru Centenário é uma parceria TV USP, Canal Futura e Cinediário Produções Culturais, e contou com a colaboração dos centros de documentação histórica da TV Globo e da TV Cultura, bem como do acervo do Museu Penitenciário e do Espaço Memória Carandiru do Centro Paula Souza.

 

A TV Assembleia também exibirá reprise da série documental no domingo (12), a partir das 21 horas.