TV Assembleia exibe nesta segunda-feira (14) Canal da Quebrada

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 12/10/2024 15h40, última modificação 12/10/2024 15h42
É uma série de 10 episódios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Audiovisual Brasileiro.

A TV Assembleia vai exibir nesta segunda-feira, 14, às 17h10, a série Canal da Quebrada, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas. São produções audiovisuais independentes e regionais que irão enriquecer a programação da emissora.

 

Canal da Quebrada é uma série de 10 episódios feita por duas jovens que nutrem o sonho de serem influenciadoras digitais sem se desprender de seus locais de origem. Ao longo dos episódios, conhecemos a trajetória de vida das duas e a busca da dupla para encontrar quem já domina a cena em suas áreas de atuação. Vindos na sua maioria do mesmo lugar que elas, a periferia das grandes cidades brasileiras, os entrevistados são modelos não só para as nossas apresentadoras, mas para uma geração inteira e, não à toa, hoje estão colhendo os frutos de uma vida dedicada a fazer da favela o centro do mundo.

 

No episódio 1, Martina e Jana desbravam o mundo dos ativistas em diversas esferas: o ativismo na internet, nas comunidades e na esfera institucional. Neste episódio, as duas conversam com Ronaldo Lemos, Pamela Carvalho e Monica Benício.

 

No episódio 2, vem a preocupação ambiental, um tema cada vez mais discutido na quebrada e passa por assuntos como crise climática, alimentação e o papel dos povos originários do Brasil. Martina e Jana conversam com Amanda Costa, Ellen Monielle e Tukumã Pataxó.

 

No episódio 3, onde muitos veem carência, outros enxergam potência. A economia nas favelas faz o dinheiro girar de forma responsável e muitas vezes criativa. Neste episódio, Jana e Martina conversam com empreendedores que fizeram de um limão, uma verdadeira plantação. Participam Thiago Vinícius, Monique Evelle e Vy Bronze.

 

No episódio 4, o que é ser LGBT+ em uma comunidade? Quais os percalços que essa população passa para se assumir? Jana e Martina conversam com o pessoal do Quebrada Queer, primeiro grupo de rap LGBT+ do Brasil, com as meninas do Maternidade Sapatão e com o jovem.

 

No episódio 5, eles saíram das periferias do Brasil e ganharam o mundo, mostrando que talento não tem fronteiras. Jana e Martina conversam com a fotógrafa Angélica Dass, com a biomédica Jaqueline Góes de Jesus e com o renomado chef de cozinha João Diamante.

 

No episódio 6, a arte urbana traz um colorido todo especial para a quebrada e Jana e Martina conhecem artistas que derrubaram as barreiras e ganharam o cenário nacional com seus talentos e criatividade. Participam deste episódio Enivo, Aline Bispo e Nenê da Quebradinha.

 

No episódio 7, o funk nasceu nas favelas cariocas, explodiu e ganhou o mundo. Hoje, sua batida serve de influência para outros ritmos, como o trap. Jana e Martina conhecem Renata Prado, que ensina jovens e crianças a dançar funk e a importância do ritmo para a identidade cultural, além dos jovens TZ da Coronel e o grupo Abronca. Para finalizar, conhecem uma verdadeira lenda do funk carioca, a pioneira Deize Tigrona.

 

No episódio 8, palavras têm o poder de mudar o mundo e realizar sonhos. Foi através delas que osconvidados deste episódio construíram suas carreiras e hoje brilham no cenário nacional. Jana e Martina conversam com as poetas Luz Ribeiro e Roberta Estrela D'Alva e com o dramaturgo Rodrigo França.

 

No episódio 9, a moda na quebrada tem personalidade e estilo próprio. Neste episódio, Jana e Martina conhecem a estilista Naya Violeta, primeira mulher do Centro Oeste a desfilar na SPFW, o multiartista Edgard e Josyas, o barbeiro de ninguém mais ninguém menos que Mano Brown, referência de estilo para meninos da quebrada.

 

No episódio 10, ninguém constrói nada sozinho e na quebrada o senso de comunidade é potencializado. Neste episódio, as jovens conhecem grupos como o Ballet Paraisópolis e a Orquestra Sinfônica de Paraisópolis, em São Paulo, e o Tênis na Lagoa e o Nós do Morro, no Rio, e descobrem como esses projetos mudam a vida de crianças e jovens através da arte e do esporte.

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia