TRT-22 inicia 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 21/05/2024 08h11, última modificação 21/05/2024 08h11
Evento segue até sexta-feira (24/5) com o tema “É conciliando que a gente se entende”.

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) deu início à 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. A iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho traz, este ano, o slogan “É conciliando que a gente se entende”.

Ao todo, 176 processos estão agendados para serem mediados até sexta-feira (24/5), somente nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º e de 2º graus . As audiências também estão acontecendo nas varas do trabalho, em modalidades presencial, virtual e híbrida.

Segundo a desembargadora Basiliça Alves da Silva, coordenadora do Cejusc de 2º grau, a expectativa é que a semana seja marcada por avanços significativos na resolução de conflitos trabalhistas. “A conciliação é uma ferramenta importante para resolver conflitos de maneira mais rápida e eficiente”, destaca a magistrada.

"A conciliação oferece às partes a oportunidade de encontrar soluções que melhor atendam aos seus interesses, prevenindo os desgastes emocionais e financeiros de um processo prolongado", acrescenta a juíza do trabalho e coordenadora do Cejusc de 1° grau, Sylvia Helena Miranda.

É importante dizer que a conciliação pode ser solicitada em qualquer momento e em qualquer fase do processo, e não apenas durante a semana nacional. Para incluir um processo em pauta, a parte interessada deve procurar a unidade jurisdicional onde sua ação tramita, podendo ser nas varas do trabalho, nos gabinetes dos desembargadores, no Recurso de Revista ou nos núcleos.

Outra opção é entrar em contato com os Cejuscs-JT de 1° e 2° graus do Tribunal, através dos e-mails cejusc1-teresina@trt22.jus.br e cejusc2@trt22.jus.br; ou pelos telefones (86) 2106-9409 (Cejusc de 1° grau) e (86) 2106-9435 (Cejusc de 2° grau).

......................................................................................

Fonte: TRT 22 - imagem: Reprodução

Edição: Site TV Alepi