Tribunal de Justiça do Piauí adere à campanha de prevenção ao glaucoma

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 12/05/2022 17h23, última modificação 12/05/2022 17h23
Estima-se que de 1 a 2% da população mundial convive com o problema

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) aderiu à campanha “24 Horas pelo Glaucoma”, de iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). A parceria consiste na divulgação de informações destacando a importância da prevenção à doença, por meio de matérias no site institucional do TJPI e de publicações no perfil oficial no Instagram (@tjpioficial). As ações de mídia serão realizadas no dia 21 de maio, das 9h às 17h, alinhadas com as redes sociais do CBO (@cbo_oftalmologia).

Kenia Lustosa, enfermeira da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) do TJ-PI, explica que quanto antes diagnosticar o glaucoma, menores as chances de agravamento do problema, já que o tratamento geralmente é mais simples e o controle do glaucoma mais fácil nas fases iniciais.

Um dos principais fatores de risco associado ao desenvolvimento do glaucoma é o histórico da doença na família. Embora tenha diferentes tipos e manifestações, na maior parte dos casos, o glaucoma é assintomático: não dói, não coça, não arde, não causa qualquer incômodo e, somente quando a doença está avançada, o paciente começa a perceber dificuldade de enxergar.

SOBRE O TEMA
Estima-se que de 1 a 2% da população mundial convive com glaucoma. E as projeções não são muito animadoras: 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença em 2040. Diante deste cenário, é urgente que sejam adotadas medidas que ampliem o conhecimento sobre glaucoma junto à população, que promovam o diagnóstico precoce, especialmente entre o grupo de risco, e que garantam o acesso ao tratamento adequado a fim de evitar complicações, uma vez que a doença é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.

O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar a perda da visão permanente.

.............................

Com informações TJ-PI

Imagem: Reprodução TJ-PI

Edição Site TV Assembleia