TJ-PI anuncia para maio II Semana Nacional de Identificação Civil

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 19/02/2024 08h35, última modificação 19/02/2024 08h35
O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Reunindo instituições parceiras para a promoção de cidadania à população em vulnerabilidade social e institucionalizados em Teresina, bem como atendimentos voltados ao público-geral, a Corregedoria do Foro Extrajudicial e a Justiça Itinerante divulgam a II Semana Nacional de Identificação Civil – Registre-se, que ocorrerá no Complexo Cultural do Teatro 4 de Setembro, de 13 a 17 de maio, das 08h às 15h.

 

“Desde o início do ano, estamos reunindo parceiros do Poder Judiciário e Executivo para promovermos juntos esse evento cidadão que, já na sua primeira edição, em maio de 2023, realizou mais de 1.100 solicitações de segundas vias de nascimento e de casamento, chegando a possuir edições locais em Picos, Floriano e Parnaíba. Um grande evento do Foro Extrajudicial que leva, de forma gratuita e acessível, cidadania e inclusão social a todos”, explica o juiz-auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior.

 

Para a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, a II Semana Nacional do Registre-se já é uma ação fundamental para o exercício da cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Piauí.

 

“No início deste mês, realizamos uma reunião com o Instituto de Identificação do Piauí que, através de uma grata parceria, confirmou seu compromisso na confecção de Carteiras de Identificação; nesta última sexta-feira (16), acordamos com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Piauí, a renovação da documentação Civil à população carcerária das 17 unidades prisionais do Estado. Estamos preparando tudo para fazer um evento ainda mais inclusivo, e logo mais traremos mais informações”, afirma Vanessa Brandão.

 

A Semana Nacional de Identificação Civil – Registre-se é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça-CNJ em todas as capitais do país, com o objetivo de emitir certidões de nascimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Piauí, a Corregedoria do Foro Extrajudicial ampliou a ação para concentrar, além de cartórios de Registro Civil, parceiros diversos, como a Defensoria Pública, órgãos do Poder Executivo municipal e estadual, INSS, OAB e demais parceiros.

 

............................................................................

 

Fonte: Comunicação TJ-PI - Imagem: TJ-PI

Edição: Site TV Alepi