Teresinenses enfrentam mais uma greve no transporte público

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/12/2022 14h25, última modificação 22/12/2022 16h37
A categoria diz que ainda não conseguiu viabilizar um acordo sobre o pagamento da quinzena dos profissionais

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina paralisaram suas atividades na manhã desta quinta-feira (22) e programaram uma nova paralisação de 2 horas para a tarde desta quinta-feira (22). A categoria diz que ainda não conseguiu viabilizar um acordo sobre o pagamento da quinzena dos profissionais, que deveria ter sido creditada no último dia 20.

 

Segundo o presidente do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviarios), Antônio Cardoso, a segunda parcela do décimo terceiro já foi paga. No entanto, há o risco dos trabalhadores virarem o ano sem receber a quinzena.

 

“Na verdade, eles ameaçaram que não pagariam o 13º. Mas eles pagaram. Porém, não recebemos a quinzena do dia 20. E não é porque a quinzena está atrasada dois dias, é porque disseram que não vão pagar. Se tiver que pagar, vão pagar só no dia 5 de janeiro. E daqui até lá como é que o trabalhador fica sem salário?”, lamentou Antônio Cardoso.

 

A primeira quinzena dos trabalhadores é paga no dia 5 de todo mês e corresponde a 60% do salário. No dia 20, os trabalhadores recebem a segunda quinzena de 40%.

 

Antônio Cardoso frisou também que duas empresas já pagaram o 13º e o adiantamento: Santa Cruz e Premium.

 

Reportagem relacionada TV Assembleia


 

.....................................................

 

Com informações Cidade Verde/TV Assembleia

Imagem: Bartolomeu Almeida

Edição: Site TV Assembleia