Tabela da OMS lista medicamentos de esclerose múltipla e câncer

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 27/07/2023 13h00, última modificação 27/07/2023 12h00
Inventário contém remédios para doenças infecciosas, componentes para tratamento da diabetes e recursos para cuidar da saúde mental

A Organização Mundial da Saúde, OMS, atualizou nesta quarta-feira a Lista de Medicamentos Essenciais e a de Medicamentos Essenciais para Crianças.

 

Entre os destaques da nova versão estão remédios para esclerose múltipla, câncer, doenças infecciosas e problemas cardiovasculares. 

 

Orçamentos de saúde de países de baixa e média rendas


A agência da ONU revelou que com a medida pretende garantir um acesso equitativo a diversos medicamentos essenciais de qualidade para todos, sem comprometer os orçamentos de saúde de países de baixa e média rendas.

 

Ao todo, o Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais da OMS aprovou 85 solicitações, dos mais de 100 medicamentos e formulações candidatos apresentados.

 

Entre as novidades estão remédios para tratar a esclerose múltipla: a cladribina, o acetato de glatiramer e o rituximabe.  A agência da ONU realça ainda que estes medicamentos podem retardar a progressão da doença.

 

Pílulas que previnem doenças cardiovasculares também foram incluídas. São remédios combinados de dose fixa, incluindo produtos para controlar o colesterol e a pressão arterial, com e sem aspirina.

 

Infecções causadas por bactérias multirresistentes


Para o caso de doenças infecciosas, passam a integrar a lista os remédios o ceftolozane + tazobactam. Eles são usados para lidar com infecções de difícil tratamento causadas por bactérias multirresistentes. 

 

Enquanto o pretomanid foi adotado para tratar a tuberculose multirresistente, o ravidasvir é recomendado para a infecção crônica provocada pelo vírus da hepatite C em adultos. O medicamento deve ser associado ao sofosbuvir e a anticorpos monoclonais na terapia da doença causada pelo vírus ebola.

 

Pílulas que previnem doenças cardiovasculares também foram incluídas
Unsplash/Sharon McCutcheon

 

Na atual Lista de Medicamentos Essenciais estão dois novos fármacos contra o câncer. A doxorrubicina lipossomal peguilada é usada para casos de sarcoma de Kaposi, que se forma no revestimento da linfa ou dos vasos sanguíneos.

 

Já o pegfilgrastim pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos de alguns medicamentos anticancerígenos na medula óssea.

 

Desnutrição aguda grave em lactantes e outros menores


Da lista dos Medicamentos Essenciais para Crianças constam alimentos terapêuticos prontos, a ser usados para tratar a desnutrição aguda grave em lactantes e crianças pequenas. 

 

Mais de 70 medicamentos e formulações visam garantir produtos farmacêuticos e dosagens ajustadas para uso infantil. 

 

............................................................

 

Fonte: ONU News

Imagem: © OMS/Kiana Hayeri

Edição: Site TV Assembleia