Sustentabilidade: Teresina já recolheu mais de mil toneladas de material reciclável em 2021

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/11/2021 14h01, última modificação 05/11/2021 14h01

Teresina recolheu 110 toneladas de material reciclável na coleta seletiva de outubro. No acumulado do ano, a capital ultrapassou a marca das mil toneladas recolhidas.

Os materiais enviados para a reciclagem foram descartados nos 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados por todas as zonas de Teresina, de um PEV itinerante e também de 15 instituições, 55 empresas, 43 bares e hotéis e 100 condomínios da cidade.

No total, foram 235 pontos de recolhimento de resíduos recicláveis em outubro.
"Comemoramos o resultado positivo que temos obtido, mas a quantidade de recicláveis pode ser muito maior. Precisamos de maior adesão dos condomínios, bares, restaurantes, lojas, escolas e demais estabelecimentos geradores de resíduos que, por lei, são obrigados a praticar a coleta seletiva, mas apenas a minoria cumpre", destaca Fabrício Amaral, coordenador de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

A Lei Municipal Nº 3.923/2009 dispõe sobre a implantação obrigatória da coleta seletiva em condomínios e a Prefeitura de Teresina faz o recolhimento dos resíduos de forma completamente gratuita.

"Os síndicos nos procuram, nós enviamos uma equipe até o condomínio, fazemos uma reunião para repassar todas as orientações necessárias e marcamos os dias para o recolhimento do resíduo. Dependendo da demanda do condomínio, esse recolhimento pode ser feito uma vez por semana ou mais vezes, sem custo aos moradores", esclarece o coordenador.

Praticar a coleta seletiva ajuda a gerar renda para famílias necessitadas que trabalham com reciclagem, reduz os custos com limpeza urbana, diminui a poluição do meio ambiente, aumenta a vida útil do aterro sanitário, evita o entupimento de bueiros e enchentes durante o período chuvoso, melhora a limpeza da cidade e evita o desmatamento.

"O prefeito Dr. Pessoa está muito atento a essa questão e tem nos incentivado a melhorar os números relacionados à coleta seletiva. Estamos desenvolvendo diversas ações para conscientizar a população sobre a importância de separar os resíduos corretamente e vamos começar a fiscalizar condomínios e empresas para que todos cumpram a lei municipal. Essa é uma questão de cidadania", pontua o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Drive Thru da Coleta Seletiva

Neste sábado (6), a Prefeitura de Teresina realiza o III Drive da Coleta Seletiva, que será no Parque da Cidadania, das 8h às 12h. Para participar, basta ir até o local levando seu material reciclável limpo, seco e já separado.

As equipes do Drive Thru receberão esses resíduos e, em agradecimento pela participação, farão a entrega de brindes, como produtos feitos com materiais recicláveis e podas de árvores.

Confira alguns dos materiais que podem ser entregues:

•Papel: caixas de papelão (desmontadas), cadernos, livros obsoletos, revistas, jornais, caixas de sapato (desmontadas), rolo de papel toalha ou papel alumínio, envelopes, folhetos, folders, panfletos, etc.

•Plásticos: embalagens de produtos de higiene pessoal (shampoo, sachês, condicionador, sabonete líquido), embalagens de produtos de limpeza doméstica, tampas, PVC, brinquedos, baldes, cadeiras, potes de alimentos (limpos), garrafas PET, etc.

•Metal: latas (alumínio e aço) de bebidas em geral, frascos de desodorante aerossol, desodorizador de ambientes, cobre, panelas sem cabo, canos de metal, objetos de alumínio, etc.

•Vidro: vasilhas de bebida (garrafas inteiras ou quebradas), potes de alimento em geral (limpos). Ao descartar itens quebrados, embale-os com jornal ou coloque-os em garrafas pet ou caixas.

Produtos que não são aceitos na coleta seletiva de Teresina: descartáveis, espelhos, louças, marmitex, lâmpadas, pilhas, frascos de remédio e frascos de perfume.

Com informações Semcom
Imagem: Semduh