Superintendente destaca ações da Seduc na reta final do Enem 2024

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 15/10/2024 14h49, última modificação 15/10/2024 14h49
Viviane Cavalhedo participou de entrevista no Alepi TV 1

Como estratégia de mobilização dos estudantes que farão o Enem 2024, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) atua com uma série de atividades pedagógicas. E nessa reta final, com a proximidade dos dias de aplicação das provas, 3 e 10 de novembro, importante saber o que priorizar até o dia da aplicação do exame.

A superintendente de Educação Básica e Ensino Superior da Seduc, Viviane Cavalhedo, em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta terça-feira, 15, disse que, durante todo o ano, houve uma preparação muito intensa por parte do governo do Estado, através da Secretaria de Educação, trabalhando mobilização, reforço, para as provas. "E a gente tem um orgulho muito grande de já ter percorrido, ao longo do ano, mais de 14 mil quilômetros, levando revisão, reforço, preparação, mobilizando os estudantes, levando acreditação de que eles podem garantir uma vaga na universidade", disse.

De acordo com a superintendente, equipes da Seduc viajaram o Piauí de ponta a ponta, começando a preparação dos estudantes junto com o calendário ao ano letivo. "E tem uma novidade nesses últimos dois anos, é que a gente está trazendo pro time do pré-Enem professores do chão da regional. São pratas da casa que a Regional seleciona para estarem junto com a gente, fazendo essas revisões.

"E o Enem é uma maratona. Ele mobiliza questões relacionadas à matriz de referência, mas também mobiliza tempo. Portanto, a gente orienta sempre aos estudantes fazer questões, simular tempo de prova, considerando também a redação, orientamos beber muito líquido, pelo menos nos três dias que antecedem o dia da prova, comer alimentos saudáveis. E a gente tem um time de psicólogos em todas as gerências regionais, com foco nas questões socioemocionais", frisou Viviane.

Confira na íntegra a entrevista

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia