Sintomas de colesterol alto que se manifestam na pele

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 19/08/2022 08h20, última modificação 18/08/2022 16h12
Níveis elevados de colesterol ou triglicéridos podem provocar mudanças visíveis na pele.

No geral, as pessoas só descobrem que têm colesterol alto depois de fazer análises ao sangue, no entanto, estar atento às mudanças do corpo pode ajudar. É muito possível que níveis altos de colesterol ou triglicerídios se manifestem na pele com os mais variados sintomas. 

 

A Healthline, plataforma especializada em saúde, diz a que sinais deve estar atento, alguns não são motivo par alarme, já outros podem ser preocupantes. 

 

Xantomas


É o nome dado a acumulações de colesterol, ou seja, gordura, sob a pele e tendões. Existem categorias para identificar os diferentes tipos de xantoma que se podem manifestar. O primeiro é o eruptivo e acontece quando aparece, subitamente, algo na pele que parece ser uma erupção com vários papos, cheios de depósitos de gordura. O segundo tipo de xantoma, classificado como tuberoso, refere-se a nódulos, frequentemente, encontrados nos joelhos, cotovelos e nádegas. Também é possível que este problema se manifeste com xantomas semelhantes a verrugas que aparecem no interior da boca ou, às vezes, nos genitais. Xantoma plano é o nome dado a manchas de pele planas, ou com uma ligeira elevação, que podem surgir em qualquer parte do corpo. 

 

Xantelasma


É o tipo mais comum de xantoma plano, diz a Healthline, descrevendo-o como uma mancha macia de papos amarelados, que aparecem à volta dos olhos. No geral, as zonas mais afetadas são os cantos dos olhos mais próximos do nariz, além disto, é mais comum na pálpebra superior do que na inferior, mas pode afetar ambas.

 

Psoríase


Segundo um estudo, feito em 2017, citado pela Healthline, existe uma ligação entre a psoríase o colesterol alto. Caso não saiba trata-se de um problema de pele que provoca manchas vermelhas, que fazem comichão, na pele devido à "renovação incomummente rápida das células da pele", explica a plataforma. É uma doença autoimune que influência a resposta inflamatória do corpo e pode afetar os vasos sanguíneos. Graças a isto é possível que as pessoas com psoríase estejam mais em risco de vir a sofrer de algum tipo de doença cardiovascular. 

 

Embolismo provocado pelo colesterol


Isto acontece quando cristais compostos por colesterol e outras substâncias se libertam das suas e espalham pelas artérias mais importantes do corpo. Quando lá chegam viajam pelo sistema circulatório e acabam por se alojar em vasos sanguíneos ou artérias. Este fenómeno pode provocar danos e sintomas na pele como úlceras nas pernas; despigmentação; gangrena; e dedos dos pés azuis ou roxos. 

 

Livedo reticular


É um termo usado para se referir a mancha da pele, vermelha ou azulada, com um padrão semelhante a uma rede. No geral, aparece nas coxas, pés, dedos dos pés, nádegas, pernas ou outras extremidades. Existem muitas condições que podem provocar este problema incluindo embolismo provocado pelo colesterol. Vá ao médico se este for um sintoma persistente. 

 

Com Informações Notícias ao Minuto 

Imagem: Shutterstock

Edição Site TV Assembleia