Setembro Verde - Para garantir a doação de órgãos basta declarar esse desejo em vida

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/09/2024 09h48, última modificação 05/09/2024 09h48
No Piauí, mais de 850 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), por meio da Central de Transplantes, está promovendo a XIX Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que ocorre durante todo o mês de setembro. Com o slogan "Deixe Acesa a Chama da Vida, Seja Doador de Órgãos e Tecidos", a campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação, salvando vidas por meio de transplantes. No Piauí, mais de 850 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante de órgãos.

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta quinta-feira, 5, o coordenador da Organização de Procura de Órgãos, Gilson de Jesus Cantuário, disse que muitas pessoas não aceitam doar órgãos para transplante, muitas vezes por conta da desinformação.

Para Gilson de Jesus, basta uma declaração em vida é suficiente para que pessoa se transforme em doador de órgãos. Não há necessidade de ter alguma coisa escrita nesse sentido. Basta declarar para a família que quer seus órgãos sejam doados para transplante. E a família costuma respeitar essa vontade do doador e, no momento da doação, assina um termo de consentimento.

Setembro Verde

Diversas atividades estão programadas no Piauí, começando com o Treinamento de Formação dos Técnicos de Tecidos Oculares no Hospital Regional de Campo Maior, até o dia 11 de setembro, sob a instrução de profissionais do Banco de Tecidos Oculares do Piauí.

Em diferentes dias do mês, serão realizadas ações de divulgação sobre o processo de doação e transplante em toda a Rede Hospitalar de Teresina e também nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Campo Maior. No dia 13 de setembro, haverá um curso de capacitação sobre o processo de doação e transplantes no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI).

A campanha Setembro Verde reforça o compromisso do Piauí em promover a doação de órgãos e tecidos, incentivando a população a se tornar doadora e contribuir para salvar vidas.

Confira aqui a entrevista na íntegra

..............................................................

Fonte: TV Assembleia/Sesapi - Imagem: Freepik