Sessão especial celebra 17 anos e novos avanços da TV Assembleia

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/06/2024 15h27, última modificação 05/06/2024 15h27
Sessão especial será realizada nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira (6), o Plenário Deputado Waldemar Macêdo, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), vai ser a sede de uma solenidade em comemoração aos 17 anos da TV Assembleia. O evento celebra os avanços que a emissora pública tem conquistado ao longo de todo esse período em que chega aos cidadãos de todo o mundo levando informação, entretenimento, cultura, esporte e dando transparência ao trabalho dos parlamentares.

Nos últimos dois anos, a emissora conseguiu avançar em parcerias importantes com a TV Senado e as universidades Federal e Estadual do Piauí. Também está sendo feita uma modernização de toda a parte visual da TV Assembleia que inclui a logomarca da emissora e de todos os programas. O último passo foi a integração com a Rádio Assembleia que passa a dividir espaço com a televisão no moderno prédio do Monte Castelo.

A valorização da cultura do Piauí, a prestação de serviços e a prestação de contas do trabalho parlamentar com as transmissões ao vivo das sessões plenárias e debates também foi uma marca da TV que assim ocupou uma lacuna, uma vez que os horários das demais televisões não permite essa prestação de serviço. E no último ano o inicío das transmissões ao vivo dos debates nas comissões técnicas marcam a transparência e mais espaço à informação para a cidadania.

Alcançar mais lares piauienses

“Vem mais boas notícias pela frente com a interiorização do nosso sinal para mais cidades como Parnaíba, Floriano e Esperantina. Nós já estamos em fase de licitação de equipamentos para melhorar o sinal ofertado em Teresina para que ele vá a mais bairros e localidades e em Parnaíba também. O nosso Plenário e o Plenarinho também receberam novos equipamentos para a TV Assembleia e estamos em fase de licitação para os equipamentos do Plenário onde a nossa imagem vai dar um salto de qualidade”, informou o Diretor-Geral Raimundo Filho.

Atualmente, a TV Assembleia conta com a colaboração de uma centena de profissionais que cuidam da parte técnica, conteúdo e administrativa. Eles são responsáveis por levar aos piauienses uma programação com quatro jornais diários, programas longos e curtos que valorizam a cultura e o esporte regional e que são apresentados por pessoas reconhecidas pelo público, como Lázaro do Piauí, Cineas Santos e Amauri Jucá.

TV ASSEMBLEIA IMAGENS 05-06-2024-12.JPG

Pioneirismo e valorização do Piauí

Ser uma emissora de vanguarda é uma característica que já nasceu junto com a TV Assembleia. O primeiro diretor-geral da emissora, jornalista Tony Trindade, lembra que ela é a primeira TV legislativa do Brasil a ser transmitida de forma aberta. “A TV Assembleia é um Patrimônio Imaterial do Piauí. Colocou o nosso estado na vanguarda diante do restante do país. Quando abrimos as portas para um formato de TV aberta ligada ao Poder Legislativo veio a consolidar um modelo de comunicação mais aberto e transparente entre o Legislativo e a população. Eu sinto imenso orgulho de ter sido um instrumento em toda essa conquista”, comemora Tony Trindade, primeiro Diretor Geral da emissora.

Segundo Tony, foram cerca de três anos para constituir os mecanismos legais que possibilitaram a existência da TV Assembleia. Um ano foi dedicado para a criação de uma fundação, atual Fundalegis, que é um braço social da Alepi e detentora da outorga da emissora, e outros dois com viagens constantes a Brasília para entregar toda a documentação exigida pelo Ministério das Comunicações.

Também foi diretor da TV Assembleia o jornalista Zé Gomes que esteve a frente da TV em uma de suas fases de consolidação e atualização do parque tecnológico e construção de nova sede.

A jornalista Cristiane Sekeff foi outra jornalista reconhecida do Piauí que dirigiu a TV Assembleia. “Foi muito fascinante poder gerir uma TV pública de uma maneira muito livre. Uma linha editorial sem amarras voltada, realmente, para o interesse público, voltada para a atividade do Legislativo estadual. Tive a possibilidade de fazer uma comunicação alternativa, uma comunicação com um compromisso social”, enaltece a ex-diretora geral.

Ela lembra de alguns desafios superados, como a formação de um corpo técnico que pudesse produzir e levar um conteúdo de qualidade condizente com o Poder Legislativo. Foi durante a gestão de Cristiane Sekeff que a estrutura da TV migrou para a sede do Monte Castelo e que a emissora precisou se adequar ao sistema digital. A jornalista também iniciou uma série de parcerias com órgãos, instituições e entidades que utilizam a grade da TV para divulgar campanhas informativas e educativas.

...............................................................................

Fonte: Ascom Assembleia Legislativa do Piauí