Sesapi e FMS ampliam número de leitos Covid

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 26/01/2022 11h14, última modificação 26/01/2022 11h14
Em Teresina, a partir desta quarta-feira (26), a FMS passa a disponibilizar 74 leitos para internações exclusivas de Covid-19.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estão ampliando o número de leitos de UTI Covid e atendimento a Síndromes Gripais para atender a população.

A Sesapi anunciou 87 leitos a mais. Na rede hospitalar da capital estão sendo ampliados mais 50 leitos no Hospital Getúlio Vargas; seis no Hospital Infantil Lucídio Portela e seis leitos no Hospital Natan Portela, totalizando 62 leitos.

No interior do Estado, serão ampliados 25 leitos nos hospitais das cidades de Floriano, Piripiri e Parnaíba. Serão 10 leitos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba; no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, 10 leitos e mais 5 leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. O aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos.

De acordo com o superintendente de Gestão da Rede de Média a Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, a taxa de ocupação de leitos é de quase 100%, principalmente na capital. "É uma situação preocupante em que a gente emite esse alerta para a população sobre as necessidades de redobrar os cuidados com as medidas de isolamento social, uso de máscara, álcool em gel e a lavagem das mãos", explica Alderico.

O superintendente esclarece ainda que o Piauí, assim como outros Estados do Brasil, está sentindo dificuldade de conseguir mão de obra qualificada para atender os leitos Covid por causa da alta taxa de adoecimento dos profissionais de saúde. "Atualmente, estamos com 624 profissionais de saúde afastados das suas funções por estarem com Covid ou Síndromes Gripais", diz o superintendente.

De acordo com o Secretário de Saúde Florentino Neto, o esforço do Governo do Piauí é para garantir atendimento à população. "Precisamos reforçar os cuidados para nos proteger, evitar aglomerações, usar sempre máscara e fazer a constante higienização das mãos. Não vai faltar atendimento hospitalar para quem precisar, mas somente com a conscientização de todos é que vamos vencer a Covid-19", adverte o gestor.

Teresina

Em Teresina, a partir desta quarta-feira (26), a FMS passa a disponibilizar 74 leitos para internações exclusivas de Covid-19. São 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 64 clínicos. Os leitos estão no Hospital Miguel Couto, no Monte Castelo, e no Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi.

A reorganização da rede municipal hospitalar se deve ao número crescente de Covid em Teresina. Além do Hospital do Monte Castelo, que já era exclusivo para Covid, o Hospital Mariano Castelo Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, também passa a ser exclusivo para atendimento Covid.

A diretora de Atenção Especializada da FMS, Fátima Garcêz, comenta que o Hospital Mariano Castelo Branco, que em 2021 foi referência para atendimento Covid, conta com equipe multiprofissional experiente para garantir toda assistência necessária aos pacientes. "Por isso, os 31 leitos deste hospital agora serão para internação de paciente para Covid", diz.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, explica que a população da região da Santa Maria da Codipi não será prejudicada. "O atendimento de urgência e emergência para adultos e crianças será mantido com fluxos diferentes e os pacientes que não positivarem para Covid e que necessitem de internação hospitalar serão regulados para as outras unidades da rede, através da central de regulação do município", explica Gilberto.

"Nesse momento essa reorganização se faz necessária, e tão logo os números de internação por essa causa comecem a reduzir, o Hospital Mariano Castelo Branco voltará a funcionar dentro da sua vocação", esclarece Fátima Garcêz.
Reportagem relacionada TV Assembleia


Com informações Sesapi/FMS
Imagem: Reprodução PMT