Sesapi convoca municípios piauienses a aderir Programa de Mais Acesso a Especialistas
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), convoca os municípios a aderirem ao Programa de Mais Acesso a Especialistas (PMAE), uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES).
No Piauí, um total de 104 municípios já fizeram a adesão ao programa que visa tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (eAP), por exemplo a Equipe de Saúde da Família (eSF).
“Essa ação vai tornar mais rápido o acesso dos pacientes de todo o estado a consultas ambulatoriais e exames especializados para as especialidades de cardiologia, oncologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia. Por isso é fundamental que todos os municípios façam suas adesões ao programa ”, explica Anderson Dantas, diretor do DUDOH.
Com o programa, o paciente que precisar de mais de uma consulta ou exame especializado será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa em no máximo 30 ou 60 dias, a depender da situação. Assim, o paciente irá para uma única fila, com agendamento específico e garantia de retorno para a eAP que acompanha o caso.
“Neste momento estamos na fase de elaboração e discussão dos Planos de Ação Regional com as 12 Regiões de Saúde do estado e contamos com a ampla adesão dos municípios, para que possamos melhorar ainda mais o acesso dos piauienses aos serviços de saúde”, conclui Dirceu Campelo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
Passo a passo (acesso completo ao arquivo no link: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/pmae/publicacoes/como-aderir-ao-programa-mais-acesso-a-especialistas/@@download/file
----------------------------------------------------------
Fonte: Sesapi