Seminário vai discutir a saúde dos povos originários no Piauí

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 05/11/2023 16h05, última modificação 05/11/2023 14h59
O evento vai reunir representantes de dez municípios piauienses nesta segunda-feira (6), em Teresina.

Lideranças indígenas e gestores municipais de saúde de dez municípios piauienses participam, nesta segunda-feira (6), do Seminário de Saúde Indígena: diálogos para a implantação da saúde dos povos originários no Piauí. O evento será realizado no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Teresina.

 

O seminário contará com a participação de representantes dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais,  Lagoa de São Francisco, Paulistana, Piripiri, Queimada Nova, Santa Filomena, Uruçuí e Teresina.

 

Segundo dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , o Piauí teve um crescimento de 144% da população indígena autodeclarada. Em 2010 eram 2.944 pessoas e em 2022 foram 7.198 moradores.  

 

Para o Cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Sasc, é importante dialogar com gestores municipais buscando parcerias e ações voltadas para essas etnias presentes nos territórios do Piauí.

 

"Somos um dos últimos estados do país a reconhecer a existência dos povos indígenas e por isso, as políticas de saúde precisam alcançar nossa população. No Brasil, temos Distritos Sanitários Especializados Indígenas (DSEIs), que fazem parte de uma Política Nacional de Saúde. É nosso compromisso, termos um plano de trabalho para traçarmos a implantação da saúde indígena com a realidade do Piauí”, reforçou o Cacique.

 

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e conta com apoio da Secretaria Nacional de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde e das Prefeituras Municipais. 

 

O  seminário terá início às 8h da manhã de segunda-feira(6), encerrando às 16h. A programação contará com a apresentação do Panorama Estadual dos Povos Originários no Estado,  tratará da importância da medicina tradicional; além de exposição das lideranças indígenas sobre a saúde em suas localidades e de experiências e usos de plantas medicinais.

 

O evento vai discutir também, as Políticas Nacionais de Saúde voltadas às populações indígenas com a pretensão de se concretizar um plano de trabalho junto às prefeituras municipais e gestores de saúde no estado. 

 

Com Informações Governo do Piauí

Imagem: Sesapi

Edição: Site TV Assembleia