Semcaspi inicia atividades do mês da pessoa idosa

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 29/09/2023 10h37, última modificação 29/09/2023 10h37

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) deu início nesta quinta-feira, (28), às atividades nas unidades, que atendem a população idosa, em alusão ao 1 de outubro, dia internacional da pessoa idosa. As atividades iniciaram com a Missa em Ação de Graça, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, e um almoço e música ao vivo no pátio da secretaria.

Atualmente, a Semcaspi presta serviços de proteção básica com grupos dos Centros de Convivência e da proteção social especial com o Centro de Valorização da Pessoa Idosa, por meio do Centro-Dia Jequitibá e das ILPIs Nosso Lar e Lar de Sant’ana.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o mês de outubro reforça as atividades que já são feitas ao longo do ano com a população idosa nas unidades.

“Quero dar meus parabéns a cada pessoa idosa, que chega às nossas unidades, em busca de qualidade de vida e atinge o seu objetivo. Infelizmente, ainda há muita coisa a se fazer, mas muita coisa já foi feita. A política da pessoa idosa vem avançando e as pessoas estão começando a mudar a mentalidade, respeitando mais e excluindo menos. É importante mais políticas públicas e também a ressocialização na própria família”, destacou.

Maria Auxiliadora, presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso, fala sobre os avanços das políticas públicas para pessoas idosas na inclusão social.

“Nós estamos hoje comemorando o Dia Nacional da Pessoa Idosa, temos muito o que comemorar. Já tivemos várias conquistas, vários avanços nas políticas públicas para a pessoa idosa. Então, todo ano, devemos comemorar esse dia tão importante. Estamos trabalhando com esse idosos, tentando inseri-los na sociedade, para que eles tirem da cabeça de que estão aquém na sociedade, mostrando que a velhice é só mais uma fase da vida e é isso que a gente está trabalhando com eles, para que eles vivam, como viveram as outras fase”, conta.

Maria Izonete, assistida do Centro de Convivência Marly Sarney comenta que esse dia deve ser comemorado, pois o idoso deve ser valorizado.

“Hoje é o dia do idoso, é com muito prazer que eu estou aqui junto com essa turma maravilhosa do Marly Sarney, comemorando essa data que celebra nossa existência. Eu quero agradecer a Deus! É maravilhoso participar desse evento. Ser idoso é gostar de si mesmo, é dançar, brincar, se divertir, dar valor a si mesmo, dar valor à vida e compartilhar com as pessoas”, afirma.

.......................................................

Fonte: Ascom Secaspi