Semana Nacional de Identificação Civil promove acesso a documentos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/05/2023 13h50, última modificação 10/05/2023 14h59
A ação em Teresina está sendo realizada na Praça da Bandeira, centro da capital

Desta quarta-feira (10) até sexta-feira (12), a Corregedoria do Foro Extrajudicial promove atendimentos gratuitos e emissão de documentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, na Praça da Bandeira, em Teresina. A ação faz parte da I Semana Nacional de Identificação Civil e reúne, além de serviços do Poder Judiciário do Piauí, cartórios de registro civil, Defensorias Pública do Estados e da União, Ministério Público, INSS, OAB, Governo do Estado, Prefeitura de Teresina e muitos outros parceiros.

 

“A I Semana Nacional de Identificação Civil é uma ação proposta pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ e ocorre até sexta-feira (12) em todas as capitais. Em Teresina, realizamos dois dias de mobilização do público-alvo e estamos, de hoje (10) a sexta (12), com atendimentos na Praça da Bandeira. Nós optamos por ampliar o escopo da Semana e, além dos registros de nascimento, ofertamos a emissão de documentos diversos, por meio da Justiça Itinerante e da parceria com órgãos e instituições públicas. Nosso objetivo é promover cidadania por meio do acesso á documentação básica, a fim de que esses cidadãos saiam da invisibilidade”, ressaltou o desembargador José Ribamar Oliveira, corregedor do Foro Extrajudicial do Piauí.


De acordo com o Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, apenas na manhã desta quarta-feira (10) foram realizados mais de 50 emissões da 1ª e 2ª via do Registro Geral. Para a aposentada Rejania Maria de Nunes de Sousa que veio com a filha renovar o seu Registro, o serviço foi célere e eficaz.


“Hoje eu vim pela manhã realizar a troca da minha Identidade, atualizar para uma nova, e gostei da agilidade do atendimento. Estava já com os documentos certinhos, atualizados, e consegui resolver aqui mesmo, só para receber depois. Amanhã voltarei aqui para resolver outros documentos que estou precisando, e só tenho elogios a agilidade do pessoal aqui”, explica a aposentada Rejania Maria de Nunes de Sousa.

 

Serviços ofertados:


• Justiça Itinerante – orientações jurídicas, retificação e suprimento de registro civil
• Cartórios de registro civil de Teresina – expedição de segunda via de registro civil
• INSS – orientações sobre benefícios e aposentadoria
• Receita Federal – regularização de CPF
• Secretaria de Segurança/ Instituto de Identificação – 1ª e 2ª vias de carteira de identidade
• Defensoria Pública, Ministério Público e OAB – orientações jurídicas
• Fundação Municipal de Saúde – teste de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinas
• Assistência Social da Prefeitura e do Estado e Pastoral de Rua – mobilização da população em situação de rua e vulnerabilidade social; Consultório na Rua
• Fundação Monsenhor Chaves – atividades culturais


Reportagem relacionada TV Assembleia


 

.................................................................

 

Fonte: TJ-PI

Imagem: TJ-PI

Edição: Site TV Assembleia