Transposição do São Francisco é tema de debate na Alepi nesta segunda-feira (8)

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 08/07/2024 08h05, última modificação 08/07/2024 08h11
Entre os participantes, o ministro Wellington Dias, governador Rafael Fonteles, além de representantes dos Ministérios do Planejamento e da Integração.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai discutir, nesta segunda-feira (08), a transposição do Rio São Francisco. Uma proposta prevê a criação de um canal para que a água do Velho Chico chegue em terras piauienses. A ideia é considerada a melhor forma para se garantir segurança hídrica para cerca de 1 milhão de piauienses do sul do estado.

 

O assunto será discutido, a partir das 9 horas, no evento ‘Mais Piauí - Água no Sertão’. Os deputados destacam a necessidade de solucionar o problema de acesso à água no semiárido piauiense.  Entre os participantes confirmados no debate estão o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o governador do Estado, Rafael Fonteles, além de representante dos ministérios do Planejamento, da Integração e Desenvolvimento Regional, bem como prefeitos e membros da bancada federal do Piauí. 


O tema foi levantando pelo deputado Bessah (Progressistas) e abraçado pelos demais parlamentares como projeto de discussão dos temas relevantes para o Piauí. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), a ideia é fazer com o Parlamento Estadual traga à tona e seja palco destes debates, chamando atenção da sociedade, da bancada federal e do Governo Federal.

 

“Somos sabedores da recorrência que é a falta de abastecimento de água em diversos municípios, em diversos povoados e que muitos deles acabam tendo que recorrer a carros-pipas. Então, essa discussão que nós queremos fazer vai trazer alternativas para combater esse grande problema que atinge, principalmente, os piauienses que moram na região do semiárido”, afirmou Bessah

 

O parlamentar tem defendido que uma das soluções pode ser a transposição do Rio São Francisco para as nascentes dos rios Canindé e Piauí. Essa obra pode beneficiar municípios como São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina. Desde 2013, há a tentativa de ser realizado estudo de viabilidade para a execução da obra.

 

Confira reportagem da TV Assembleia




 PROGRAMAÇÃO DO EVENTO


9h - ABERTURA

Deputado  Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí 

 

9h30 - MESA TEMÁTICA 1

- A história do Canal do Sertão Piauiense.

Palestrantes: ex-deputados federais B. Sá e Jesus Rodrigues

 

10h15 - MESA TEMÁTICA 2

- Os aspectos políticos, ambientais e econômicos do problema da falta de água no sertão do Piauí.

Palestrantes: APPM (prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, e prefeito de Jacobina, GD Oliveira) e representante do FSA (Paulo dos Anjos, coordenador do Programa uma Terra, duas Águas - P1+2).

 

11h - CONFERÊNCIA MAGNA

- Os projetos para ampliar a oferta hídrica no Sertão do Piauí: a infraestrutura e os impactos sociais.

- Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil; Geraldo Francisco da Silva Júnior, subsecretário de articulação com estados e municípios do Ministério do Planejamento; e Bruno Cravos Alves, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

 

12h30 - ENCERRAMENTO

 

....................................................................................

 

Fonte: TV Assembleia/Ascom Alepi

Edição: Site TV Assembleia