São Pedro do Poti Velho: tradição e religiosidade há 70 anos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 28/06/2024 09h05, última modificação 28/06/2024 09h03
TV Assembleia publica reportagem sobre esse momento de fé e também de geração de renda para os potienses.

A TV Assembleia do Piauí publica, nesta sexta-feira, 28, matéria sobre os festejos de São Pedro do Poti Velho, destacando a importância desse momento religioso que é tradição há cerca de 70 ano, além de proporcionar renda para moradores da região.

*Confira a reportagem no final dessa matéria.

Os Festejos de São Pedro do Poti Velho iniciaram no dia 19 de junho e vão até o dia 29, portanto, até este sábado, celebrando 70 anos de tradição e cultura. O evento, um dos mais importantes de Teresina, é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC).

Poti Velho, um dos bairros mais antigos e históricos da cidade, onde Teresina nasceu, é o local dessa manifestação religiosa e cultural. A programação inclui terço, missa novena -- presidida pelo Padre Aerton Marcos, leilão, quermesse, além de diversas atrações culturais e musicais.

O presidente da FMC, Stanley Freire, destaca a importância do bairro e dos festejos para a cidade: “Poti Velho é um importante centro cultural de Teresina, e esses festejos mantêm viva nossa tradição, além de fortalecer a identidade local".

A culinária potiense, especialmente o famoso peixe que é marca registrada do bairro, é uma das atrações da festa, proporcionando uma experiência gastronômica aos visitantes.

A coordenadora do evento, Lívia Pereira, convida todos a participarem: “Estamos de portas abertas para receber toda a Teresina e região. Venham celebrar conosco, tragam suas famílias e amigos para um evento gratuito repleto de cultura, música e tradição”.

A união entre religiosidade e a geração de renda para as famílias do bairro é um dos pontos altos do evento, fortalecendo também o comércio local e promovendo o desenvolvimento da região.

Confira reportagem da TV Assembleia

...............................................................................