Saiba sobre sintomas da dependência digital

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 23/10/2024 11h52, última modificação 23/10/2024 11h52
TV Assembleia foi às ruas para saber se as pessoas conseguem se afastar do celular; psicólogo faz alerta

A dependência digital é definida por especialistas quando está relacionada ao uso excessivo e compulsivo da internet, dispositivos móveis e outras tecnologias digitais, com o poder de interferir no dia a dia das pessoas, afetando relacionamentos, estudos e na vida profissional, incluindo impactos no bem-estar físico e mental. Essa dependência se manifesta através de diversos sintomas comportamentais, emocionais e físicos.


Em entrevista à TV Assembleia, o psicólogo Cornélio Santiago disse que na medida em que a pessoa não consegue ficar sem o celular, já é um indício de uma possível dependência devido à falta de liberdade do ser humano. "Quando a pessoa não é livre para escolher estar o não com o aparelho, já está escravo disso. Se a pessoa não consegue passar um ou dois dias, sua a mão, fica gelada, com taquicardia, ansiosa, depressiva, porque não está usando o celular, já são sintomas da dependência digital", reiterou.

 

Segundo o psicólogo, quanto mais cedo se desenvolve a dependência digital, mais grave ela é para o desenvolvimento humano. "Uma criança ou um adolescente ainda não tem estrutura para lidar com suas emoções. Os pais colocando limites de horários para usar a internet durante o dia, ajudam muito a controlar isso, a evitar essa dependência por parte das crianças e adolescentes. Além de controlar esse uso por parte das crianças e adolescente, os próprios pais devem dar o exemplo", disse Santiago.

 

Para o psicólogo, quanto mais as pessoas estejam ampliadas em suas atividades nas áreas da vida, mais saudável elas são. "Tem o momento da atividade física, de estudar, trabalhar, de lazer, de estar com a família, com os amigos. Se a pessoa consegue ter essa divisão de tempo, mais saudável ela é", concluiu.

 

Sintomas comportamentais da dependência digital:


Uso excessivo da internet e dispositivos eletrônicos: O indivíduo passa muitas horas do dia conectado, seja navegando na internet, jogando ou usando redes sociais, apresentando dificuldade em controlar o tempo gasto online.

 

Negligência de tarefas e responsabilidades: Tarefas diárias e responsabilidades como trabalho, estudo e atividades domésticas são frequentemente negligenciadas em favor do uso digital.

 

Isolamento social: Há uma redução significativa no contato presencial com amigos e familiares, com uma preferência pela interação virtual, o que pode levar ao isolamento social.

 

Dificuldade em desconectar: Sentir-se ansioso ou irritado quando não está conectado, demonstrando uma necessidade constante de estar online.


Sintomas emocionais


Ansiedade e irritabilidade: Sentimentos de ansiedade e irritabilidade são comuns ao tentar reduzir ou interromper o uso da internet ou dispositivos digitais.

 

Euforia ao estar conectado: O indivíduo sente-se extremamente feliz e animado enquanto está online, o que cria um ciclo de reforço positivo que contribui para a dependência.

 

Sensação de alívio: A tecnologia é usada como uma forma de escapar de problemas ou aliviar sentimentos de culpa, ansiedade, depressão e solidão, criando uma dependência emocional ao uso digital.

 

Sintomas físicos


Problemas de visão: Sintomas como visão embaçada, fadiga ocular e dores de cabeça frequentes ocorrem devido ao tempo prolongado em frente a telas.

 

Distúrbios do sono: Dificuldades para dormir ou manter um sono de qualidade são comuns, frequentemente devido ao uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir.

 

Dores musculares e posturais: Dores nas costas, pescoço e punhos, causadas pela postura inadequada e repetição de movimentos ao usar dispositivos digitais, são frequentes.

 

Sedentarismo: A redução da atividade física pode levar a problemas de saúde como ganho de peso, doenças cardiovasculares e diabetes, devido ao tempo excessivo gasto em atividades sedentárias.

 

Assista à reportagem


 


Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia