Saiba qual a melhor posição para dormir, segundo a ciência
Correio Brasiliense - Provavelmente você deve ter uma posição que mais gosta de dormir. Mas para além de ser a que mais gostamos, a forma como dormimos pode influenciar a qualidade do nosso sono. Dormir de lado é a posição favorita para as pessoas, segundo estudo publicado no Dovepress, o que é algo bom. Ainda de acordo com a pesquisa, durante o sono, o nosso corpo ajusta a posição caso tenha alguma dor ou desconforto.
Como o estômago está do lado esquerdo do corpo, dormir deitado desse lado pode ajudar com que o conteúdo desse órgão fique parado devido a ajuda da gravidade. Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.
Dormir virado para o lado esquerdo também pode trazer benefícios para o cérebro. Segundo estudo feito na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, essa posição beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central.
No entanto, dormir do lado direito ajuda pessoas que sofrem de apneia do sono. Dormir do lado direito diminui a frequência de eventos respiratórios obstrutivos em pessoas que sofrem com casos moderados e graves da doença, segundo pesquisa.
Embora existam argumentos para dormir tanto virado para esquerda quanto para direita, dormir de bruços parece não ser uma boa opção. De acordo com o Sleep Foundation, essa posição causa um aumento na pressão intraocular, o que pode levar a casos de glaucoma e problemas de visão. Também pode aumentar o risco de aparecimentos de rugas devido à pressão no rosto. Já a posição de costas, também não é indicada pois pode levar à dificuldades de respirar, aumentando ronco e casos de apneia.
Além disso, segundo o Sleep Foundation, dormir de lado é especialmente indicado para mulheres grávidas, pessoas com refluxo ácido, com dor nas costas, que roncam ou têm apneia do sono, além das mais idosas.
..........................................
Fonte: Correio Brasiliense
Imagem: Getty