Saiba mais sobre a origem da Ceia de Natal

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/12/2023 08h15, última modificação 19/12/2023 14h17
Apesar de os brasileiros seguirem cegamente essa tradição, poucos sabem de onde ela veio e como começou.

Muitos pensam que a Ceia está ligada à última ceia de Jesus Cristo ao lado dos seus discípulos, talvez seja uma ligação lógica, mas a celebração religiosa do Natal apenas iniciou no século IV quando o Papa Júlio I estudou com afinco sobre o nascimento de Jesus e, oficialmente, declarou 25 de dezembro a data para a celebração. Por isso, até então, nos 3 primeiros séculos de nossa existência, os cristãos não celebravam o Natal.

 

A igreja Romana introduziu a festa do Natal e somente no século V iniciou a verdadeira celebração cristã, inclusive com árvores de Natal enfeitadas e velas espalhadas pela casa toda. Hoje, o mundo todo comemora o Natal com suas diferentes tradições. Dizem que a data foi escolhida por conta do solstícios de inverno (o dia com menos luz solar no ano), que normalmente ocorriam em Dezembro e provavelmente, por isso, transformado na celebração ao nascimento de Jesus.

 

Na época, nos dias de Natal, as portas ficavam abertas para receber viajantes e peregrinos, juntamente com a família hospedeira, todos se reuniam e faziam uma grande festa cristã.

 

A ceia é servida, habitualmente, no dia 24 de dezembro, pois celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Até os dias de hoje, a ceia de Natal é marcada com muita fartura de comida e bebida. Essa tradição espalhou-se pelo mundo e cada uma tem a sua particularidade com seus comes e bebes.

 

Além de ser uma data religiosa festiva, ela é uma festa para refletir nos nossos propósitos de vida, ter um momento de reflexão, reunir os entes queridos e amigos e celebrar essa data tão importante ao fim do ano.

 

Como é feito no Brasil?

 

Agora que você conhece a origem da Ceia de Natal, como ela é abordada no Brasil? Bom, com bastante frequência, a Ceia de Natal no Brasil é realizada com diversos alimentos e de origens diferentes, sendo que cada um varia de acordo com o que a família ou a pessoa que está comemorando prefere. No caso do peru servido, essa tradição veio dos índios da América do Norte, cujo hábito era de servir peru em comemoração à primeira grande colheita.

 

A origem da Ceia de NatalEm contraposição, há os produtos de origem portuguesa, diretamente ligados às raízes colonizadoras do Brasil, como o bacalhau e a rabanada. Outros produtos que possuem sua origem vinda de países europeus são as frutas secas, o panetone, as nozes e as castanhas, que vêm da Itália, por exemplo.

 

É comum, também, que haja a presença de frutas tropicais e alimentos típicos do Brasil, assim como pratos típicos de cada região e que podem até ser resultados de heranças familiares. Agora confira uma breve lista com os alimentos mais comuns na Ceia de Natal brasileira:

 

  • Peru
  • Arroz
  • Farofa
  • Nozes
  • Frutas normais e secas
  • Champanhe e espumantes
  • Bolinhos de bacalhau

 

Obviamente que esses são apenas alguns exemplos que aparecem com maior frequência na mesa dos brasileiros, mas existem diversos outros pratos interessantes e que podem ser vistos ao redor do país, inclusive com várias receitas completas que você pode encontrar na internet.

 

Curiosidades sobre a Ceia de Natal

 

A origem da Ceia de NatalPara fechar nossa conversa sobre a origem da Ceia de Natal com chave de ouro, trouxemos algumas curiosidades interessantes acerca dessa tradição e, inclusive, de alguns pratos famosos que acompanham as famílias e as suas comemorações. Aproveite e guarde todas essas curiosidades para contá-las em seu Natal!

 

Na Europa, no passado, as pessoas deixavam a porta de suas casas aberta na véspera de Natal para os viajantes e os pobres se juntarem às famílias durante a ceia.

 

O famoso Torrone é feito de açúcar, mel, baunilha e amêndoas. Sua origem se deu em 1441, quando os chefs confeiteiros estavam fazendo um doce para um casamento que tinha o formato do “Torazzo”, uma conhecida torre na praça central de Cremona, localizada na Itália.

 

O sagu aparece em Ceias de Natal em algumas regiões do Brasil. No passado, essas famigeradas bolinhas eram servidas apenas como sobremesa. Hoje também há pratos considerados salgados com esse alimento para se comer.

 

A rabanada é um doce feito de fatias de pão conhecido como “pão amanhecido”, embebidas em leite e ovo, depois fritas e polvilhadas com açúcar e canela. O costume veio dos nossos colonos em Portugal. Lá, as sobremesas surgiram nos mosteiros que queriam evitar o desperdício usando pães amanhecidos e velhos.

 

A ceia de Natal não é igual para todos mundialmente. Na França, predominam as tortas de trufas e frutos do mar. Os portugueses tomaram como costume comer sempre bacalhau. Na Alemanha não existe peru nem farofa, mas sim cozinha local. Os italianos até servem peru, mas o menu da noite também tem pratos exóticos e não muito comuns como a enguia. Na Espanha, é comum e, inclusive, uma tradição, preparar a Rosca dos Reis Magos, que esconde um brinquedo em sua massa.

 

A lampreia é um dos doces típicos de Natal do norte de Portugal. Leva gemas de ovo e açúcar. O doce tem o formato de lampreia, peixe muito comum no Rio Cávado que atravessa a região. Lá eles colocam cerejas para simbolizar os olhos, deixam o doce na meia-lua e decoram com glacê e pérolas de açúcar, de acordo com o português Carlos Mendes, mestre confeiteiro. 

 

..................................................................

 

Fonte: Nevine

Imagem: Freepik Free

Edição: Site TV Alepi