Na tarde desta segunda-feira (21), o governador Rafael Fonteles visitou a sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washington, Estados Unidos, para dialogar e celebrar cooperação visando o avanço com as pautas da saúde digital e do programa de saúde materna, desenvolvidos no Piauí. O governador se reuniu com o presidente da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa; Adrienne Cox, chefe de unidade de Análises de Saúde, Métrica e Evidências; James Fitzgerald, diretor de departamento de sistema de saúde e serviços.
Rafael destaca que a reunião foi uma apresentação do piloto do saúde digital para a OPAS, além da oportunidade de celebrar acordos de cooperação da instituição com o Piauí. “Estamos fazendo uma reunião com a OPAS, que atualmente é presidida por um brasileiro, o Dr Jarbas Barbosa. Queremos celebrar uma cooperação importante tanto no programa de saúde digital como no programa de saúde materna. A OPAS é uma referência internacional para os países e para as regiões que querem melhorar o seu sistema de saúde”, detalhou Fonteles.
O presidente da OPAS, Jarbas Barbosa, parabenizou o governo do Piauí pelo piloto do Saúde Digital, e destacou a importância da telessaúde no atendimento a quem precisa. “A saúde digital é um tema muito importante para nós. A pandemia nos colocou a obrigação de avançar essa agenda pois ela nos permite reduzir barreiras, permite identificar problemas de saúde de maneira mais imediata e permite fazer com que as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde. Acredito que ajuda a racionalizar os gastos com saúde com os recursos limitados que todos temos. Parabenizo o Piauí por esse projeto piloto que vai ser muito benéfico não só para o Piauí, mas para que outros estados do Brasil aprendam e se beneficiem com a experiência”, refletiu Jarbas.
Durante o dia, o governador Rafael Fonteles também cumpriu agenda na Embaixada do Brasil em Washington.
Agenda com o presidente do BID
Na tarde desta segunda-feira (21), o governador Rafael Fonteles encerrou a agenda em Washington, Estados Unidos, com uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o brasileiro Ilan Goldfajn. As pautas foram operações de crédito e oportunidades para o Piauí.
Rafael Fonteles destaca a parceria do Piauí com o BID em diversas áreas. “A equipe técnica tratou de vários programas importantes para o Piauí, como o Piauí Saúde Digital e operações de crédito que temos junto ao banco, tanto na área fazendária como na agricultura familiar”, ressalta.
Parceria com a Amazon
Em visita à sede da Amazon, em Washington, EUA, na manhã desta segunda (21), o governador Rafael Fonteles assinou termos de cooperação entre o Governo do Piauí e a gigante da tecnologia americana. Os termos compreendem a cooperação na transformação digital do Piauí.
Rafael destaca que a visita e assinatura de Memorandos de Entendimento (MoU) trarão bons frutos para o desenvolvimento tecnológico do Piauí, melhorando a capacidade da gestão digital do governo, além de criar um ambiente de inovação tecnológica para o estado. A previsão é da criação de um centro de competência para transformação digital, a habilitação da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) como fornecedor de serviços em nuvem para o Estado do Piauí, além de programas de capacitação tecnológica de gestores, servidores e jovens piauienses.
“Foi uma reunião muito positiva, em que celebramos várias parcerias aqui que vão ajudar na transformação digital do Piauí, tanto no fomento ao nosso sistema de inovação como nas estratégias de governo digital. Estou muito feliz de celebrar esse memorando de entendimento e as parcerias serão cada vez mais detalhadas ao longo do tempo”, explicou o governador.
Fonteles foi recebido pelos representantes da Amazon, o diretor & GM, John Davies; o líder norte/nordeste, Ronaldo Abath; o presidente da Amazon Brasil, Paulo Cunha; a líder de transformação governamental, Maria Inês Baque; o gestor de programas Brasil, Rubem Saldanha; e o head de soluções para indústria, migração e sucesso do cliente, Maurício Consulo.
.......................................................................
Fonte: Redação CCom
Imagem: CCom
Edição: Site TV Assembleia