Quatro novas indústrias serão instaladas na ZPE-PI

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 21/07/2023 07h58, última modificação 21/07/2023 07h58
O investimento previsto é de investimento de R$ 156 milhões. Governador Rafael Fonteles também conheceu Porto de Itaqui, em S. Luís (MA)

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, nessa quarta-feira (19), quatro projetos de plantas industriais na ZPE do Piauí. A reunião do colegiado, primeira após a reestruturação no atual governo, foi presidida pelo presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

 

“As ZPEs desempenharão papel estratégico em nossa economia para integrar modais logísticos, produzir energia renovável e aumentar nossas exportações”, ressaltou o presidente em exercício por meio de seu Twitter.

 

Na ZPE do Piauí, a aprovação dos projetos das novas indústrias vai demandar investimentos de R$ 156,9 milhões e deve gerar 281 postos de trabalho diretos. Elas vão produzir e exportar mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju.

 

“Estamos muito animados com esse anúncio. Esse era um compromisso firmado durante nosso encontro em maio. Queremos estreitar, cada vez mais, essa parceria com o Governo Federal e com os investidores para garantir muito mais desenvolvimento para o Piauí! Seguimos juntos”, disse o governador Rafael Fonteles, por meio de suas redes sociais, onde também agradeceu ao vice-presidente Geraldo Alckmin pela aprovação dos projetos de plantas industriais na ZPE do Piauí.

 

“Essa é uma ótima notícia para o Piauí! A ZPE tem um papel importante no desenvolvimento do estado e a chegada de novas indústrias significa um grande avanço nas nossas relações comerciais e na geração de emprego e oportunidades”, destacou Álvaro Nolleto, presidente da ZPE Piauí.

 

Após a aprovação da CZPE, as indústrias têm até 90 dias para criar os CNPJs e receber a autorização de funcionamento pelo conselho. Após a autorização, o prazo é de até 30 dias para que os empresários iniciem a implantação das indústrias na Zona de Processamento de Exportação.

 

“Além desses quatros projetos já aprovados, nós temos ainda 10 projetos em análise no CZPE e devemos enviar, até o fim do ano, pelo menos mais cinco propostas de novas indústrias para serem instaladas na ZPE do Piauí”, finalizou Álvaro Nolleto.

 

A ZPE do Piauí funciona desde fevereiro de 2022 e tem atualmente duas empresas operando em sua área: uma para produção de madeira ecológica, a partir de resíduos vegetais; e outra para produção de cera de carnaúba.

 

ZPEs

 

As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, as ZPEs contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.

 

A produção no espaço da ZPE, exclusivamente para exportação, garante às empresas isenção de IPI, Pis-Cofins e Imposto de Importação e Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) na aquisição de insumos e matérias-primas.

 

O CZPE é um órgão deliberativo presidido pelo MDIC. Fazem parte do conselho representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento, de Portos e Aeroportos e dos Transportes.

 

Itaqui


O governador Rafael Fonteles visitou o Porto do Itaqui, em São Luís (MA), nesta quinta-feira (20). Acompanhado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, o gestor piauiense buscou informações e trocou experiências importantes para o trabalho que será executado no Porto de Luís Correia.

 

Segundo o governador do Piauí, a visita foi importante para aprender mais a respeito da logística portuária. “O Maranhão tem muita experiência nessa área e tem um porto gigante, bastante operacional e que impressiona a todos que o visitam. Então, viemos aqui colher experiências para que possamos executar um grande trabalho também no nosso porto”, disse Rafael Fonteles.

 

 

O governador do Maranhão enfatizou o destaque do Estado na exportação de grãos e celulose e na importação de fertilizantes e combustíveis. “Temos resultados positivos e um vasto conhecimento na área portuária, logo, estamos de braços abertos para trocar experiências e ajudar o Piauí com o seu porto. Estamos unidos em busca do desenvolvimento regional e da geração de emprego e renda à população”, afirmou Carlos Brandão.

 

Durante a visita, Rafael Fonteles conheceu alguns dos terminais portuários presentes no Porto do Itaqui, o galpão de fertilizantes e um navio exportador de grãos que tem como destino a Tailândia, no continente asiático. “O Brasil, ao passar dos anos, tem exportado e importado cada vez mais, por isso o nosso compromisso em investir no nosso porto e colher experiências pelo país e no exterior, de forma que possamos executar esse trabalho com êxito em nosso estado”, finalizou o gestor piauiense.

 

...........................................................................

 

Fontes: Redação CCom/MDIC

Imagem: CCom

Edição: Site TV Assembleia