Quando a ansiedade passa a ser um problema de saúde mental?
Recentemente, pesquisa apontou que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz também esse recorte para América Latina, constatando a mesma realidade do Brasil em relação ao continente.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições.
Em entrevista ao Palavra Aberta, programa de entrevistas da TV Assembleia, com apresentação do jornalista Thiago Moraes, o psicólogo Daniel Paes Landim disse que a ansiedade está muito presente na vida das pessoas e é um mecanismo de defesa, serve de mecanismo de proteção e também um sinal de alerta.
"A ansiedade passa a ser um problema a partir do momento em que ela começa a atrapalhar o seu dia a dia. Você começa a tentar prever demais as situações, a sofrer muito por antecedência, por isso você já não sai mais, não está trabalhando mais como antes, as relações não são mais as mesmas, problemas de relacionamento, e daí, desencadeando outros transtornos", alertou.
Confira na íntegra a entrevista
Fonte: TV Assembleia