Psicólogos lançam livro que alerta para uso excessivo da internet

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 16/10/2024 10h29, última modificação 16/10/2024 10h29
Rodrigo Lopes, um dos autores da obra, participa de entrevista no Bom Dia Assembleia

Em breve, será lançado em Teresina, o livro "Desconectados - Enfrentando a Dependência Tecnológica na Quarta Onda da TCC", que aborda sobre o comportamento compulsivo relacionado ao uso excessivo da internet. O psicólogo Rodrigo Lopes, um dos autores da obra, participou de entrevista no Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 16, e falou sobre a importância da publicação para orientar a sociedade sobre o uso adequado dessa tecnologia, que deve ser utilizada para contribuir para a evolução humana.


"Essa ideia surgiu a partir de toda essa situação que nós estamos vendo no mundo, as pessoas cada vez mais dependentes da tecnologia. A tecnologia é para nos ajudar, e não para nós ficarmos refém dela. As pessoas não estão sabendo até que ponto usar, até onde usar. A proposta do nosso livro não é mostrar que as pessoas têm que deixar a tecnologia de lado. É usar a tecnologia com responsabilidade e tendo o autocuidado para evitar um problema lá na frente", disse Rodrigo Lopes.

 

De acordo com o psicólogo, mesmo com as inovações diárias no sentido de facilitar cada vez mais o acesso a essas tecnologias para a obtenção de informações e realização das atividades do dia a dia, o problema surge quando as pessoas utilizam esses dispositivos sem nenhum controle, de forma demasiada, sem parar e sem terem consciência do exagero que está sendo cometido.

 

"A gente não tem um limite para comer? Então porque não ter um limite para utilizar o celular? Não ter um limite para usar o computador? O que queremos mostrar é que tudo moderado não tem problema. As pessoas precisam entender sobre esse uso. Ficar desconectado é fundamental para a saúde mental de todos nós e para as crianças que estão ao nosso redor, que aprendem com o nosso exemplo", ressaltou Rodrigo Lopes.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia