Psicóloga explica sobre importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
"O brincar é muito importante, a criança precisa, e a sociedade precisa reconhecer que o brincar para criança é algo que vai facilitar o desenvolvimento sadio da criança e o desenvolvimento positiva para a criança", afirma a psicóloga Edilene Silva, em entrevista ao Bom Dia Assembleia desta sexta-feira, 11.
Segundo a psicóloga, a criança muitas vezes fica presa nas telas, fica isolada, e isso os pais não têm percebido ao ponto de não oferecer isso para as crianças. "A criança, no máximo, poderia ficar até 20 minutinhos ao dia com as telas, e tem ficado, muitas vezes, 10 horas por dia. Já atendi crianças com 10 horas ao dia de duração em telas", frisou.
Sobre as brincadeiras livres em ambientes escolares, creches, espaços de brincar, na terra, onde ocorrem brincadeiras mais naturais, longe das telas, Edilene Silva afirmou que isso traz uma ação positiva, um aprendizado positivo e também um momento em que as crianças convivem com outras crianças e com os pais. "É um momento de qualidade de vida que vai afetar a criança no desenvolvimento pessoal, ela vai crescendo num ambiente natural. Os pais precisam fortalecer, a sociedade precisa compreender que isso é fundamental e é um direito da criança", enfatizou.
Confira aqui a entrevista completa e reportagem sobre o tema
Fonte: TV Assembleia