Prorrogado prazo para forças de segurança pedirem voto em trânsito

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 25/08/2022 13h00, última modificação 25/08/2022 09h45
Os eleitores desta categoria que vão trabalhar nos dias do 1º e do 2º turno têm agora até sexta-feira (26) para solicitar o voto longe do domicílio eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou o prazo até esta sexta-feira (26) para integrantes das forças de segurança que vão trabalhar nos dias das Eleições de 2022 pedirem voto em trânsito. O prazo original, que encerrava na última quinta (18), mudou após determinação do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, publicada nesta quarta (24).

 

O novo prazo vale apenas para quem vai trabalhar nas eleições, e que sejam integrantes das seguintes categorias: das Forças Armadas, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, dos Corpos de Bombeiros Militares, das Guardas Municipais e agentes de trânsito.

 

A modalidade possibilita ao eleitor que está fora do seu domicílio eleitoral comparecer às urnas. Assim, por exemplo, um cidadão cujo título de eleitor é de São Paulo (SP), mas mora em Belo Horizonte (MG), pode votar mesmo sem estar em seu domicílio eleitoral.

 

No entanto, para os que estão em estados diferentes do seu domicílio, não será possível votar para governador, senador e nem para deputados. Isso ocorre porque as urnas das seções eleitorais não são abastecidas com candidatos que concorrem em outro estado. Ou seja, o único pleito disponível nesse caso é o da disputa pela Presidência da República.

 

Para o eleitor que pretende votar em seu estado, mas em outra cidade, é possível votar para todos os cargos. Para poder votar em trânsito, é necessário fazer a solicitação em cartório eleitoral, com apresentação de documento oficial com foto.

 

A transferência temporária precisa ser feita para algum município que tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.

 

No último levantamento do TSE, a Corte recebeu mais de 88 mil pedidos de eleitores que pretendem realizar o voto em trânsito no 1º turno das eleições deste ano. Para o 2º turno, foram pouco mais de 83 mil requerimentos apresentados à Justiça Eleitoral, segundo o Tribunal.

 

Ao todo, cerca de 52 mil brasileiros pediram para votar fora de seu estado de origem no 1º turno. Aproximadamente 35 mil cidadãos pediram para votar dentro do próprio estado.

 

Com Informações CNN Brasil

Imagem: Senado Federal

Edição Site TV Assembleia