Projeto "Rumo à Universidade" da UFPI promove inclusão e acesso ao ensino
O projeto de extensão "Rumo à Universidade", uma iniciativa do programa PRILEI/CEAD/UFPI da Universidade Federal do Piauí (UFPI), está transformando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma experiência inclusiva e acessível para estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos. Coordenado pelas professoras Cleânia Sales e Roberta Gomes, o projeto se destaca por seu compromisso em democratizar as oportunidades de acesso ao ensino superior, atendendo especialmente alunos com deficiência.
Em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta quinta-feira, a coordenadora-geral do PRILEI UFPI, Cleânia Sales, disse que, com atividades que abrangem várias cidades do Piauí, incluindo Teresina, Picos, Floriano, Pedro I e Patos do Piauí, o projeto já realizou palestras e atividades voltadas para a capacitação desses estudantes. As ações incluem orientações sobre redação, controle da ansiedade e desenvolvimento da inteligência emocional, preparando os alunos para enfrentar os desafios dos exames de ingresso ao ensino superior.
"Além das palestras, o projeto prevê a oferta de cursinhos preparatórios gratuitos em 2025, adaptando os conteúdos às necessidades dos alunos, que foram diagnosticadas durante visitas às escolas. O projeto também se preocupa em produzir materiais didáticos acessíveis, garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para um bom desempenho", informou Sales.
As inscrições para as atividades são feitas por meio de formulários online, permitindo que o projeto se adapte às demandas e necessidades do público. Com uma abordagem inclusiva, "Rumo à Universidade" reforça o papel da educação como um instrumento de transformação social, buscando sempre atender às necessidades dos segmentos mais vulneráveis da população.
Segundo a coordenadora, as atividades iniciais do projeto foram encerradas hoje no interior do Estado, mas o trabalho continuará em 2025, focando no suporte aos alunos que estarão no terceiro ano do ensino médio. A professora Sales expressou sua gratidão pela oportunidade de divulgar a importância de projetos que atendem às necessidades da população, desejando sucesso a todos os alunos no ENEM e a esperança de encontrá-los na UFPI no futuro.
Confira na íntegra a entrevista
Fonte: TV Assembleia