Programa Palavra Aberta passa a exibir entrevistas na área de saúde em parceira com a UFPI

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 16/10/2024 15h13, última modificação 16/10/2024 15h13
"Doenças Neurológicas e sua relação com doenças psiquiátricas" é o tema da entrevista desta quarta

A TV Assembleia, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), passa a exibir no programa Palavra Aberta, a partir desta quarta-feira, 16 de outubro, uma série de entrevistas com temas da área de saúde.

 

A iniciativa consiste em entrevistas para a Rádio e TV Assembleia, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), através do Projeto Saúde, Corpo e Mente: programa sobre Medicina e Saúde Mental, sob a coordenação do professor Kelson James Silva de Almeida.

 

No programa desta quarta, o jornalista e apresentador Thiago Moraes entrevista professor Kelson James. A entrevista explora o tema "Doenças Neurológicas e sua relação com doenças psiquiátricas".

 

Kelson James, ao falar do projeto Medicina e Saúde Mental, disse que o objetivo da UFPI, nessa parceria com a Rádio e TV Assembleia, é justamente aproximar a universidade da população, com uma linguagem mais aberta e simples, no sentido de favorecer o tratamento. Ele adiantou que especialistas da área de neurologia da universidade discutirão com a população temas relevantes da saúde mental.

 

"Doenças neurológicas têm uma alta prevalência e são muito frequentes na população. E é muito provável que você conheça alguém, algum familiar, algum vizinho, que já teve, por exemplo, um diagnóstico de demência, que o pessoal chama de Alzheimer; ou um diagnótico de doença de Parkinson; alguém que ja teve espectro de autismo. No Piauí, é muito frequente pessoas que bateram a cabeça e ficaram com alguma sequela, com algum trauma. São doenças muito frequentes e que impactam muito a vida das pessoas. São doenças muitas vezes consideradas degenerativas, mas que com tratamento específico a gente consegue melhorar a vida das pessoas, mesmo que não haja cura", disse o especialista.

 

"20% das pessoas têm dores de cabeça. Essas doenças neurológicas são muito impactadas pelos sintomas psiquiátricos, e quando as doenças se desenvolvem, também, elas causam sintomas psiquiátricos", afirmou.

 

Confira a entrevista completa


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia