Programa Bom Gosto mostra trabalhos do Projeto Bordados da Caatinga
O programa Bom Gosto desta semana, da TV Assembleia, com Sandro Abrantes na apresentação, destaca a o Projeto Bordados da Caatinga, com uma entrevista com a representante dessa iniciativa, empreendedora Ana Paula Aragão. Pioneiro, criado no município de Dom Inocêncio, município localizado a cerca de 600 quilômetros ao sul de Teresina, ao longo dos 50 anos de existência, o projeto já qualificou mais de 1.000 bordadeiras e hoje são pelo menos uma centena delas que têm no ofício fonte complementar de renda.
As finas linhas colorem o cotidiano no sertão piauiense e são as bordadeiras que contando os pontos, escrevem a história de Dom Inocêncio. Com primor, bordam a paisagem local, fazendo florescer a Caatinga.
A qualidade dos bordados começa já nos materiais utilizados; as linhas 100% algodão têm cores intensas e brilhantes, já os tecidos utilizados são de algodão ou linho, de estrutura bem desenhada para que os fios possam ser contados, como cânhamo puro algodão, algodãozinho, etamine e cambraia.
Os Bordados da Caatinga são feitos na técnica conhecida como fio contado, que assemelha-se ao ponto de cruz em sua forma. Com pontos imitando pequenas cruzes que quando agrupadas, formam um desenho.
Os padrões costumam receber o nome da bordadeira que os criou. Os principais produtos são jogos para cama, mesa e banho, além de vestuário que bordam sob encomenda. Toalhas de banquete, caminhos de mesa, jogos americanos, guardanapos, capas de almofadas, toalhas de lavabo, entre outras peças, encantam a todos onde quer que seja.
Nessa edição, o programa Bom Gosto também entrevista a cantora Isa Luz.
Assista ao programa na íntegra
..................................................................................
Fonte: Site e TV Assembleia/Site Artesol