Professores comentam sobre o que esperar da prova do Concurso Unificado

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/04/2024 08h37, última modificação 05/04/2024 08h37
Todas as dicas serão exploradas na revisão que ocorre neste domingo (7), das 8h às 13h, no Atlantic City Club.

No próximo domingo (7), cerca de 1.200 concurseiros piauienses são esperados para a primeira revisão preparatória com foco no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O aulão é uma ação gratuita realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) e ocorrerá no Auditório Helena Sousa, no Atlantic City Club, a partir das 8h, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação.

 

A programação do evento vai priorizar os conteúdos principais das disciplinas de Língua Portuguesa; Noções de Direito; Matemática; Realidade Brasileira e Redação, que serão abordados no bloco 8, batizado de “Nível Intermediário”, com oferta de vagas para profissionais que tenham concluído o ensino médio e cursos técnicos.

 

Intitulado como "Enem dos Concursos", o certame será aplicado no dia 5 de maio e está sendo coordenado pela Fundação Cesgranrio. Para o professor de Língua Portuguesa, Newton Neto, um dos ministrantes, é fundamental que os candidatos compreendam o perfil dessa banca organizadora, que deve cobrar assuntos de forma direta.

 

“É uma banca bem tradicional e sem pegadinhas, envolvendo de forma equilibrada a compreensão textual e a parte gramatical. Na análise textual, espera-se a cobrança convencional da tipologia, compreensão e interpretação. Já na gramatical, a banca deve abordar aspectos macro, como concordância, regência, pontuação, colocação e acento indicativo de crase. É uma prova que traz realmente uma expectativa muito boa”, disse.

 

O professor de Matemática, Alexsandro Kesller, concorda que, por mais que o Concurso Unificado esteja em sua primeira edição, o melhor caminho na preparação é tomar como base os exames anteriores elaborados pela Cesgranrio.

 

“Em Matemática, a Cesgranrio não é do tipo que cobra enunciados ou cálculos extensos. Ela está mais interessada em saber se o candidato domina o assunto e sabe aplicar as fórmulas. Na revisão, vamos abordar questões de geometria básica e porcentagem, que são os tópicos mais cobrados”, comenta o professor.

 

O CPNU registrou o total de 2.144.435 milhões de inscrições confirmadas. Por ser uma demanda muito alta de concurseiros, o professor de Redação, Erick Soares, afirma que a banca será objetiva nos critérios de correção da prova discursiva.

 

“A gente espera que o processo semelhante ao que ocorre com o Enem seja refletido na seleção. Será o mesmo padrão de segurança e objetividade na correção dos textos. Portanto, isso permite aos professores e, claro, aos alunos, estabelecer uma expectativa muito clara do que precisa ser feito para se cumprir critérios e para atingir uma nota de excelência. Isso vamos mostrar na Revisão”, pontuou Erick.

 

Já a disciplina de Realidade Brasileira será ministrada pela professora Keuri Campelo. Segundo ela, é importante que os candidatos estejam preparados para uma prova que exige capacidade de análise e interpretação. “Vamos abordar com os alunos sobre o contexto histórico do Brasil, a colonização e sistema escravista. Não podemos deixar de lado também o Brasil contemporâneo, pois são muito cobrados  temas atuais e cotidianos, como as desigualdades sociais, cidadania, movimentos sociais e trabalhistas”, esclarece.

 

Na disciplina de Noções de Direito, o professor Cleiton Coutinho destaca a importância de estar preparado para questões que apresentem teorias, princípios e conceitos, para além da literalidade da lei.

 

“Estudar a legislação do Edital envolve a tradicional memorização dos artigos, dispositivos e prazos de leis, isso sempre cai. Mas também é possível que sejam abordadas situações em que o aluno tenha que compreender os efeitos legais que se aplicam no respectivo caso”, ensina.

 

Além das dicas mencionadas, a revisão oferecerá uma abordagem dos conteúdos-chave das disciplinas, possibilitando aos interessados uma preparação direcionada. Os concurseiros podem se inscrever gratuitamente na 1ª Revisão Pré-Enem dos Concursos através do preenchimento do formulário. Clique aqui e participe.

 

...................................................................................

 

Fonte: Ascom Seduc

Edição: Site TV Alepi