Professora explica realização do I Congresso Nacional de Letramentos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 14/10/2024 09h54, última modificação 14/10/2024 09h54
Bárbara Melo participou de entrevista no Bom Dia Assembleia

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove, entre os dias 16 e 18 de outubro, o I Congresso Nacional de Letramentos (COLES), que reunirá professores, alunos e profissionais da educação para refletir sobre a importância dos letramentos e gêneros textuais na educação contemporânea. Com o tema “Inovação e Diversidade nos Letramentos e Gêneros Textuais/Discursivos”, o congresso propõe um debate sobre como práticas de leitura e escrita podem ser reinventadas para se tornarem mais inclusivas e adaptadas à diversidade educacional.


Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 14, a professora Bárbara Melo, organizadora do congresso, disse que o evento com essa envergadura é pioneiro, com discussão de cinco eixos temáticos sobre os quais convergem todas as palestras e apresentações que ocorrerão no evento, que é híbrido, com 1.050 pessoas envolvidas. Presencialmente, a estimativa é de que sejam recebidas cerca de 600 pessoas no Diferencial Buffet, além de  um  público significativo acompanhando através do Canal YouTube da Uespi.


"A gente vai trabalhar com Letramentos e Inteligência Artificial, e como é que inteligência generativa gera textos, impacta ou colabora com a produção acadêmica. A gente vai discutir Letramentos e as Tecnologias, que têm uma interface significativa, também, com a inteligência artificial. A gente vai discutir Letramentos no Contexto da Educação Básica e da Formação de Professores. Letramentos no Contexto do Ensino Superior, trabalhando textos na esfera acadêmica, e Letramentos em espaços não institucionais e, por fim, Letramentos e Leitura Literária", explicou a professora Bárbara Melo.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia