Procon Alepi: 9 anos de atendimento ao consumidor e novas iniciativas para 2025
Há nove anos, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) oferece atendimento à população por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Alepi. Desde sua criação, o programa já contabiliza cerca de 13.000 reclamações, demonstrando sua relevância para a defesa dos direitos do consumidor no estado.
Em entrevista ao programa Alepi TV 1 desta sexta-feira, 21, apresentado por Shirley Evangelista, o assessor jurídico do órgão, André Soares, destacou que a maioria das reclamações recebidas pelo Procon Alepi está relacionada a questões financeiras, especialmente problemas com cartões de crédito e empréstimos consignados. "Os consumidores têm ficado superendividados e, muitas vezes, não conseguem pagar o cartão de crédito. As reclamações contra bancos lideram o ranking, tanto com relação aos cartões consignados oferecidos para aposentados, quanto aos cartões de crédito usuais", explicou.
Parceria com o Ministério Público
O Procon Alepi é fruto de um termo de cooperação técnica firmado com o Ministério Público, que, desde 2016, concentra-se exclusivamente em demandas coletivas, como problemas com combustíveis, falta de energia em bairros e materiais escolares. Já as demandas individuais passaram a ser tratadas pelo Procon Alepi, garantindo maior eficiência na resolução dos casos.
Nova estrutura para atendimento
O Procon Alepi, que anteriormente funcionava ao lado da Escola Cidadã na zona cívico-administrativa de Teresina, precisou se mudar, em janeiro deste ano, para o prédio da Procuradoria-Geral de Justiça na zona Leste da capital. No entanto, já está sendo preparada uma nova estrutura para realocar o atendimento para uma região mais acessível aos consumidores. "A população já está habituada à localização anterior, por isso em breve retornaremos para aquela área", afirmou André Soares.
Iniciativas para agilizar os atendimentos
Em 2024, o Procon Alepi implementou o programa Linha Direta, que agilizou significativamente o atendimento ao consumidor. Um dos principais parceiros nesse projeto foi a empresa Equatorial Energia, campeã de reclamações no órgão. "Com essa parceria, conseguimos reduzir consideravelmente as queixas. Hoje, a Equatorial atende dentro do próprio Procon Alepi, resolvendo mais de 90% dos casos de imediato. Caso o problema não seja solucionado na hora, o consumidor pode registrar formalmente sua reclamação para que sejam tomadas as providências", destacou o assessor jurídico.
Procon Alepi Itinerante
Entre os novos projetos do Procon Alepi para 2025, está o Procon Itinerante, inspirado em modelos de sucesso implantados em estados como São Paulo e no próprio Ministério Público do Piauí. A proposta é adquirir um ônibus ou van para levar atendimento a bairros periféricos e municípios do interior do estado. O presidente da Assembleia Legislativa já anunciou o projeto, que será protocolado em Brasília na próxima terça-feira para captação de recursos junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Alepi