PMT entrega reforma e ampliação do Hospital Ozéas Sampaio

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/09/2023 15h24, última modificação 22/09/2023 15h24
A nova estrutura teve um investimento de R$ 3.758.602,46

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã desta sexta-feira (22), de inauguração das novas instalações do Hospital Ozéas Sampaio, na zona Norte de Teresina. A nova estrutura teve um investimento de R$ 3.758.602,46 de recursos próprios da Prefeitura de Teresina e com emenda parlamentar do ex-deputado federal Hugo Napoleão.

 

“Com a reforma, a Unidade ganhou mais 11 leitos para internação e 4 leitos de estabilização, o que sem dúvida irá beneficiar a população da nossa cidade, passando a contar com um total de 45 leitos”, comentou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo.

 

O prefeito Dr. Pessoa destacou a importância desta iniciativa para a comunidade local e para toda a região. Ele ressaltou o compromisso da prefeitura em fornecer serviços de saúde de qualidade que não apenas tratem das doenças, mas também priorizem a prevenção.

 

“Essa unidade hospitalar, o Hospital do Matadouro, é fundamental para o povo desta região, que é grande e diversa. Não estamos falando apenas de um bairro, mas de uma comunidade inteira que merece atendimento de qualidade quando enfrenta doenças. Estamos aqui não apenas para tratar, mas para cuidar da saúde e prevenir as enfermidades. Essa ampliação e reforma de altíssima qualidade representam um investimento estimado de cerca de 4 milhões de reais”, enfatizou o prefeito.

 

Dr. Pessoa também mencionou a contribuição do ex-governador e ex-deputado federal Hugo Napoleão, que destinou emendas para esse projeto. No entanto, o prefeito fez questão de destacar o papel fundamental da diretora da unidade, a doutora Alzira, que demonstra dedicação excepcional em servir a comunidade.

 

“O meu objetivo sempre foi servir o próximo e estou aqui para mostrar essa grande reforma que aumentará significativamente a capacidade de acolhimento das pessoas que necessitam de cuidados médicos. Teremos 45 novos leitos para tratamento e observação de diversas patologias aqui neste hospital. Isso é motivo de alegria não só para mim, mas tenho certeza de que é motivo de alegria para os moradores e todos os profissionais de saúde que trabalham incansavelmente nesta unidade”, concluiu o prefeito.

 

Outro serviço que será disponibilizado para a população é o SAVVIS (Serviço de atendimento às vítimas de violência sexual do sexo masculino). A unidade passa a ser referência para esse tipo de atendimento. O serviço será disponibilizado de segunda a sexta, das 7 às 19h.

 

Em seu pronunciamento a diretora-geral, Alzira de Pádua, relembrou toda a trajetória de luta até o momento de hoje. “Quando chegamos aqui em fevereiro de 2021, não tinha nenhum leito. O prédio estava cheio de tapumes, só existia uma sala e aquele primeiro corredor e fomos trabalhando. Lembro que foi no período que agravou a Covid e nós tivemos que abrir imediatamente 19 leitos. No dia 19 de março, abrimos 19 leitos para dar suporte ao HUT, pela necessidade do momento. No mês seguinte, passamos para 27 leitos, fomos nos adaptando e seguindo na luta, e até ontem, tínhamos 34 leitos. Então hoje, estamos entregando para a população de Teresina, principalmente para as comunidades do bairro Matadouro e Adjacências, 45 leitos, 04 na sala de estabilização, mais a sala de observação com 6 poltronas”, comentou a diretora.

 

Ela destacou ainda o compromisso, a responsabilidade e a dedicação do prefeito Doutor Pessoa, que cobrava diuturnamente para que essa reforma fosse concluída. Segundo ela, o próximo passo é receber a instalação do aparelho de raio-x, a sala de ultrassom e o consultório odontológico.

 

“Hoje nós estamos felizes e emocionados com essa entrega desse hospital que vai minimizar o sofrimento e salvar a vida das pessoas menos favorecidas. Então, Dr. Pessoa, a família Ozéas Sampaio está toda reunida aqui, para lhe agradecer por esse carinho, que o senhor teve com a população de Teresina, de entregar esse hospital totalmente reformado,” concluiu a diretora.

 

........................................................

 

Fonte: Redação Semcom

Imagem: Semcom

Edição: Site TV Assembleia