PMs de oito estados se integram à Força Nacional em Brasília

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/01/2023 14h05, última modificação 10/01/2023 13h09
Do Piauí, o envio de policiais foi autorizado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, ainda na noite de domingo (8)

Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (10), a Portaria nº 274, de 9 de janeiro de 2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que trata de mobilização de policiais militares do Ceará, da Bahia, do Piauí, Alagoas, do Rio Grande do Norte, Maranhão, de Goiás e do Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional de Segurança Pública.

 

O documento assinado pelo ministro Flavio Dino, diz ainda que a medida tem por objetivo “pôr termo ao grave comprometimento da ordem publica em Brasília”. O prazo de atuação dos policiais militares é até o dia 31 de janeiro.

 

A portaria define também que “caberá ao secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP e ao comandante da Força Nacional adotar as providências visando à efetivação da medida”.

 

Piauí

 

Policiais militares do Grupamento de Choque do Batalhão Rone da Polícia Militar do Piauí embarcaram, nessa segunda-feira (9), para Brasília (DF), para reforçar a segurança e o combate aos atos antidemocráticos na capital federal. Os policiais embarcaram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e devem permanecer na cidade por tempo indeterminado.

 

Os 20 policiais militares da tropa de choque se somarão aos 40 piauienses que já integram a Força Nacional para contribuir com a manutenção da ordem democrática no país.

 

O envio de policiais foi autorizado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, ainda na noite desse domingo (8), e faz parte de um plano de ações para combater os atos de terrorismo que ocorreram em Brasília. Ele ressaltou que o envio desses militares não vai diminuir o efetivo do Piauí.

 

.........................................................

 

Fontes: Agência Brasil/CCom

Imagem: Marcelo Camargo/ABra

Edição: Site TV Assembleia