Plantio de cacau na UFPI e o mel de Bela Vista do Piauí são alguns destaques do Piauí que Produz

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 29/03/2025 15h13, última modificação 29/03/2025 15h13
O programa vai ao ar no domingo, às 7h, com apresentação de Ricardo Moura Fé

No programa Piauí que Produz deste domingo (30), que vai ao ar às 7h da manhã, os principais destaques são a realização de pesquisas na UFPI com o plantio de cacau a céu aberto e o mel desenvolvido no município de Bela Vista do Piauí ganhou reconhecimento à nível nacional.

 

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), está sendo desenvolvido pesquisas com o plantio de cacau a céu aberto para que se torne um novo leque de possibilidades para o mercado se esse sistema trouxer resultados promissores. Em Bela Vista do Piauí, na região Sul do estado, o mel ganhou reconhecimento nacional, e a atividade da apicultura está gerando renda, como também impulsionando a economia local.

 

Confira a visita técnica feita por 100 estudantes do Programa Juventude Rural Transformadora em assentamentos rurais de Nazária e Teresina. Na Assembleia Legislativa do Piauí, o Açude Joana de Pedro II e a PPP do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde foram temas debatidos durante a semana. Veja também que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), realizou uma capacitação direcionada ao Programa de Aquisição de Alimentos para entidades da agricultura familiar do Piauí.

 

O Governo Federal autorizou o pagamento do Programa Garantia Safra para agricultores familiares do Piauí afetados pela estiagem. Com a proximidade da Quaresma, o comércio de peixes tem registrado um aumento nas vendas de tilápia e tambaqui. A Defesa Civil do estado tem trabalhado no monitoramento do aumento de níveis de rios devido às fortes chuvas que têm causado inundações em várias regiões, deixando famílias desabrigadas e prejudicando a agricultura.

 

Edição: Site TV Assembleia