Piauí registra crescimento significativo da população idosa

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 01/10/2024 10h30, última modificação 01/10/2024 10h31
Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia, a geriatra Glenda Moreira explica as razões desse aumento

Ao divulgar recentemente relatório sobre demografia do Estado do Piauí, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados do Censo 2022, assinalou mudança significativa entre 2000 e 2023. O Instituto registrou que a população de idosos quase que dobrou nesse período.

 

De acordo com os dados, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais no Piauí passou de 8,6% para cerca de 15,3% da população geral. O crescimento da expectativa de vida seria um dos fatores para esse crescimento da população idosa, somando-se a melhorias nas condições de saúde e redução nas taxas de natalidade.

 

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira (01.10), a geriatra Glenda Moreira explica que vivemos em um estado onde esse crescimento da população idosa é realmente importante, demostrando que somos parte de uma transição demográfica em que mais crescem os mais idosos ainda, ou seja, a população de 70 a 80 anos.

 

A geriatra também explicou as razões que fazem com que esse segmento da população, de um modo geral, venha crescendo cada vez mais. "Vivemos mais por uma situação de mais acesso a coisas, que inclusive ainda são deficitárias, mas que são melhores do que comparadas há 50 anos: mais acesso a tratamento de saúde, tratamento das doenças infecciosas parasitárias - que antes levavam muito à alta mortalidade -, das doenças cardiovasculares, que são melhores diagnosticadas, a condição de acesso a medicamentos que cuidam de doenças crônicas", relaciona.

 

Segundo Glenda Moreira, os alertas, as campanhas, como o Dia Internacional do Idoso (celebrado neste 1º de Outubro), a política nacional relacionada à terceira idade, o Estatuto do Idoso, que fez 20 anos - tudo isso vem trazendo essa realidade, esse crescimento da população idosa.

 

Acompanhe na íntegra a entrevista


 

 

Fonte: TV Assembleia - Imagem: Freepik

Edição: Site TV Assembleia