Piauí que Produz destaca estudo voltado para a tuberculose e brucelose no estado

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 03/11/2024 11h05, última modificação 03/11/2024 11h05
Veja também o alerta para a obrigatoriedade da atualização cadastral do rebanho

A Secretaria da Assistência e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), iniciou o maior estudo epidemiológico já realizado no Piauí, voltado para o diagnóstico de tuberculose e a coleta de amostras de sangue para exames de brucelose em bovinos. A ação, conduzida pela Adapi, visa fortalecer a sanidade animal no estado. 

 

O Piauí é o segundo estado do Nordeste a realizar simultaneamente estudos de diagnóstico dessas duas doenças em bovinos. A previsão é que o estudo dure cerca de seis meses, reforçando o compromisso da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária com a sanidade do rebanho e a segurança alimentar.


Esse é um dos destaques da edição da semana do programa Piauí que Produz, da TV Assembleia, que também mostra que o produtor precisa realizar a atualização do seu rebanho. Essa ação é obrigatória para os estados que suspenderam a vacinação contra a febre aftosa. Veja também dicas da Embrapa para a correta ordenha da vaca. E a feirinha de artesanato da Nova Ceasa, em Teresina, está fazendo o maior sucesso. Acompanhe os detalhes desses e de outros destaque do programa Piauí que Produz desta semana.

 

Veja o programa na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia