Piauí que Produz destaca entrega de selo de inspeção de produto de origem vegetal
O Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), juntamente com a equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), realizou nesta segunda-feira (24), a entrega do selo certificação de produtos de origem vegetal, ao Sítio Primavera, sediado na estrada do Povoado Cajaíba, zona rural de Teresina.
A TV Assembleia fez cobertura do evento, através do programa Piauí que Produz. Um dos principais objetivos é valorizar o fabricante artesanal. Confira o programa na íntegra no final deste texto. O programa é exibido todos os domingos, a partir das 8 horas.
O Sítio Primavera atua na produção de doces de frutas e com a certificação, poderá comercializar seus produtos no país.
O certificado ainda contribui para o crescimento da produção, além de conferir a legalidade do negócio, uma vez que o produtor se adequou às normas sanitárias, atendendo a todas as especificações legais e de higiene sanitária para garantir a qualidade do produto. Dessa forma, é agregado valor de qualidade, abrindo novas possibilidades de comercialização.
“ Este novo selo acolhe a Primavera Doces na ressignificação de fabricantes artesanais de produtos de origem vegetal elaborada pela ADAPI através da nossa Gerência de Classificação Vegetal. Este selo tem o propósito de gerar impactos positivos na sociedade de produtos artesanais de origem vegetal, tanto na comercialização quanto na redução da resignação com suas atividades. Esta marca oficial e o registro estadual garantirão o pertencimento do produtor no seleto grupo de estabelecimentos fiscalizados e certificados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - ADAPI” declarou Alvanise Braz da Silva, Coordenadora de Produtos de Origem Vegetal Artesanal, engenheira agrônoma e fiscal estadual na agropecuária.
Piauí que Produz também mostra que o mastruz é bom para a gripe, combate a verme intestinal e auxilia na cicatrização de feridas. São muitos os benefícios. O problema é que a planta medicinal sumiu das hortas de Teresina. Veja também informações sobre uma praga de gafanhotos que atingiu a zona urbana e a zona rural do município de São Raimundo Nonato. O ataque é motivado pelo desequilíbrio ambiental provocado pelo homem.
Outra matéria destaca que a Embrapa Meio-Norte lançou uma plataforma que deve ajudar extensionistas e produtores com conteúdos técnicos e diversos da agricultura. E ainda: 376 famílias foram contempladas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Leite no município de Luís Correia.
Confira aqui o programa na íntegra
...........................................................................
Fonte: TV Assembleia/Adapi